Pular para o conteúdo
Search

CPI da Prolagos é aberta e investiga as taxas e tarifas da concessionária

No mês de abril desse ano de 2018, foi instalada a CPI da Pralagos, para investigar irregularidades nos contratos da empresa responsável pelos serviços de fornecimento de água e de tratamento do esgoto nos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios.

Os moradores das cidades reclamam, principalmente sobre o serviço prestado, a tarifa elevada, e as dificuldades que eles encontram para se enquadrar no que a empresa chama de “tarifa social”, a cota destinada às pessoas de baixa renda.

Cidadãos de Búzios reclamam em redes sociais sobre a tarifa da concessionária. “Tinha que proibir também a cobrança por taxa, ou seja, a pessoa pagar só o que gastar. Pois a taxa mínima é 10 mil litros, se você gasta 5 mil litros você tem que pagar por 10 mil litros. Isso é roubo e errado também!”, diz Paulo Oliveira.

Muitas reclamações em relação a taxa mínima estipulada pela Prolagos e sobre pagamentos. “Também acho. Passei por isso, minha água foi cortada, sendo que paguei no mesmo dia, ainda tive que esperar 48 horas para que eles pudessem religar a água. Veio me cobrando 176.000. Tanto a Prolagos quanto a Enel vêm roubando na cara de pau seus consumidores, pois é tanta taxa que cobra, que no final se você for olhar seu consumo de energia não chega a 80 por mês”, afirma Amanda Bryan.

Presidente da comissão, o deputado Silas Bento explica a CPI. “Queremos saber o que tem de investimento que foi proposto no contrato e o que está sendo feito. Na região, há muitas pessoas que deixam as casas fechadas fora do período de férias e o valor da tarifa é praticamente o mesmo de quando elas estão nas suas casas. Quero organizar grupos de discussão nesses municípios para buscar outras informações de interesse da população que podemos trazer para a CPI”, disse.

Moradores de Caravelas e São Jacinto, ambos em Cabo Frio, reclamam que não tem água potável. Existem casos em que os moradores destas localidades precisam acionar a Justiça para que a Prolagos leve um caminhão pipa aos locais sem água. E mesmo assim, esses clientes são tarifados da mesma forma que aqueles que têm rede de água instalada.

Outro problema é a cobrança indevida do hidrômetro. O Tribunal de Justiça do Rio proíbe a cobrança do aparelho, no entanto, a concessionária afirma que a taxa de R$ 900 é relativa ao serviço de instalação. Integram a CPI os deputados Marcos Abraão (Avante), como vice-presidente, Iranildo Campos (SD), como relator, Flávio Bolsonaro (PSL), Renato Cozzolino (PRP), Márcio Canella (MDB) e Figueiredo (DC).

Perguntada sobre a CPI, a Prolagos informa que “Desde que foi comunicada sobre a abertura da CPI, a concessionária está prestando os esclarecimentos necessários”, respondeu.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/07/18/projeto-que-proibe-tarifas-de-corte-e-de-religacao-de-agua-e-aprovado-na-camara-de-buzios/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.