Menu

Cidades

CPI da Pandemia: Saiba os próximos passos da investigação

  • Home
  • Destaque 3
  • CPI da Pandemia: Saiba os próximos passos da investigação
Presidente Jair Bolsonaro tem criticado o alcance da CPI, e defende que seja ampliado para que se investigue também as ações de governadores e prefeitos. Imagem: Poder 360 | Reprodução
Presidente Jair Bolsonaro tem criticado o alcance da CPI, e defende que seja ampliado para que se investigue também as ações de governadores e prefeitos. Imagem: Poder 360 | Reprodução

Investigação visa apurar ações e possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus

As ações para a aprovação da “CPI da Covid-19” tiveram mais um desdobramento, nesta terça-feira (13). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, medida que visa autorizar a formação de um colegiado para apurar as ações e possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento da doença.

O requerimento é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ressalta que as investigações também envolvem a responsabilidade do governo no agravamento da crise sanitária no Amazonas, com a ausência de oxigênio para os pacientes internados”, que ocorreu nos primeiros meses de 2021.

Em sua fala, Pacheco informou que a CPI também poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desde que “limitado às fiscalização de recursos da União repassados aos demais entes federados para combate da pandemia”.

A partir da leitura, o caso irá passar à indicação por parte dos blocos partidários, para que depois o colegiado possa ser instalado de fato. Com o desenvolvimento da instalação, serão escolhidos presidente e relator da CPI. As bancadas já têm 9 dos 11 nomes titulares do colegiado.

O requerimento teve mais de 40 assinaturas de senadores. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado o alcance da CPI. Ele defende que seja ampliado para que se investigue também as ações de governadores e prefeitos.

Como funcionam as CPIs?

As CPIs são mecanismos criados para investigar um fato específico e por tempo determinado. Elas podem ser criadas mediante um requerimento de um terço dos membros do Senado, ou seja, pelo menos 27 dos 81 membros e duram o prazo que o autor do requerimento estipular.

A CPI da Covid tem um prazo inicial de 90 dias, conforme o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de 15 de janeiro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou