CPI da Pandemia: Saiba os próximos passos da investigação

Investigação visa apurar ações e possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus

As ações para a aprovação da “CPI da Covid-19” tiveram mais um desdobramento, nesta terça-feira (13). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, medida que visa autorizar a formação de um colegiado para apurar as ações e possíveis omissões do governo federal durante o enfrentamento da doença.

O requerimento é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ressalta que as investigações também envolvem a responsabilidade do governo no agravamento da crise sanitária no Amazonas, com a ausência de oxigênio para os pacientes internados”, que ocorreu nos primeiros meses de 2021.

Em sua fala, Pacheco informou que a CPI também poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desde que “limitado às fiscalização de recursos da União repassados aos demais entes federados para combate da pandemia”.

A partir da leitura, o caso irá passar à indicação por parte dos blocos partidários, para que depois o colegiado possa ser instalado de fato. Com o desenvolvimento da instalação, serão escolhidos presidente e relator da CPI. As bancadas já têm 9 dos 11 nomes titulares do colegiado.

O requerimento teve mais de 40 assinaturas de senadores. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado o alcance da CPI. Ele defende que seja ampliado para que se investigue também as ações de governadores e prefeitos.

Como funcionam as CPIs?

As CPIs são mecanismos criados para investigar um fato específico e por tempo determinado. Elas podem ser criadas mediante um requerimento de um terço dos membros do Senado, ou seja, pelo menos 27 dos 81 membros e duram o prazo que o autor do requerimento estipular.

A CPI da Covid tem um prazo inicial de 90 dias, conforme o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de 15 de janeiro.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno