Covid-19: Veja como foram as primeiras vacinações na Costa do Sol

Acompanhe a cobertura da Prensa de Babel no início das vacinações contra o Covid-19 em dez cidades da Costa do Sol

Após chegada das primeiras doses da CoronaVac no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18), os imunizantes foram distribuídos para todos os municípios do Estado. Nesta terça e quarta-feira (19 e 20), as cidades da Costa do Sol deram início à primeira fase das campanhas de imunização.

Os municípios deverão seguir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que definiu como grupo prioritário na primeira fase de vacinação, os profissionais da saúde da linha de frente (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos), idosos , indígenas e pessoas com deficiência institucionalizadas.

A Prensa de Babel esteve trabalhando na cobertura das primeiras doses aplicadas nas cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Confira abaixo como foi o início da vacinação em cada município:

MARICÁ

Imagem: Prefeitura de Maricá

O município de início à campanha de vacinação contra o Covid-19 nesta terça-feira (19). A vacinação aconteceu no pátio do hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

A Prefeitura elegeu um grupo de profissionais da saúde, idosos em asilos e tribos indígenas como grupo prioritário para receber as primeiras doses. Entre os moradores escolhidos, estavam: Lenilza Correia da Silva, de 64 anos; a Técnica de Enfermagem, Rosilene Ruiz; o médico, Dr. Stefano; Hilda Maria; o médico, Dr. Marcelo Costa Mendes de Azevedo e Cláudia Rodrigues.

A ocasião foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

SAQUAREMA

Imagem: Prefeitura de Saquarema

A Secretaria de Saúde deu início à vacinação nesta terça-feira (19). As doses da vacina foram entregues pela Secretaria de Estado de Saúde e começaram a ser aplicadas nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença, além de idosos que residem em abrigos e asilos.

O município não promoveu uma cerimônia específica para o início da campanha. O primeiro profissional de saúde escolhido para receber a dose foi o Dr. Rodrigo, médico do Infectc.

ARARUAMA

Imagem: Prefeitura de Araruama

A imunização em Araruama também iniciou nesta terça-feira (19). A primeira pessoa imunizada na cidade foi o quilombola, Anildo da Conceição, de 34 anos, que trabalha como motorista da ambulância que está na linha de frente no combate ao Covid-19 desde o início da pandemia.

Depois de Anildo, outras 5 pessoas também foram vacinadas, uma idosa e quatro profissionais da Saúde. Todos receberam as doses durante uma cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções da cidade.

A Prefeitura informou que, nesta quinta-feira (21), as equipes vão começar a vacinar idosos que vivem em instituições públicas da cidade. Araruama recebeu 1600 doses da CoronaVac.

IGUABA GRANDE

Imagem: Prefeitura de Iguaba

A cerimônia de início da vacinação em Iguaba foi transmitida ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura, nesta terça-feira (19). A ocasião contou com a presença do prefeito Vantonil Martins.

As primeiras doses foram aplicadas nos profissionais da Saúde, na Tenda de Triagem do município. O local conta com cerca de 60 trabalhadores. Em seguida, a Secretaria de Saúde irá aplicar as vacinas nos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Imagem: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

A cidade recebeu 885 doses de CoronaVac, nesta terça-feira (19). A remessa foi enviada pelo Governo do Estado e foi recebida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e pelo prefeito, Fábio do Pastel.

A primeira fase da imunização na cidade tem previsão de início nesta quarta-feira (20).

CABO FRIO

Imagem: Matheus Coutinho | Prensa de Babel

Cabo Frio deu início à campanha de vacinação contra o Covid-19 na manhã desta quarta-feira (20). A primeira dose foi aplicada na Escola Municipal Edilson Duarte, onde Teresinha Correia da Silva, enfermeira há 28 anos, foi escolhida para representar a classe na abertura da imunização, mesmo em um contexto em que os profissionais da saúde do município estão sem receber os salários desde o mês de novembro.

A profissional, de 51 anos, foi a primeira a receber a dose da vacina, representando os trabalhadores da saúde e a população negra, que sofreu com os maiores números de mortes por Covid-19 no Brasil.

A cidade recebeu 2.533 doses da Coronavac nesta primeira remessa da primeira fase de imunizações. A cerimônia ainda contou com a presença do Secretário de Saúde, Felipe Fernandes, e a Vice-prefeita, Magdala Furtado.

ARRAIAL DO CABO

Imagem: Prefeitura de Arraial do Cabo

No município de Arraial do Cabo, a técnica de enfermagem, Melina Andrade da Silva, foi a primeira pessoa a ser vacinada. Após a chegada das doses da CoronaVac, a Saúde de Arraial vacinou a primeira pessoa do grupo de profissionais da área, nesta quarta-feira (20).

Melina atua na linha de frente do combate à COVID-19, na ala de tratamento do vírus.

BÚZIOS

Búzios iniciou a campanha de vacinação na tarde da terça-feira (19). A vacina chegou ao município por volta das 16h, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé.

A primeira pessoa a ser vacinada foi o enfermeiro Marcio Ferreira, da Unidade Intermediária (UI) Covid-19. Logo em seguida, o médico ginecologista obstetra, Dr. Carlos Raposo, que atua no Hospital Municipal, também foi vacinado.


Ainda nesta terça-feira (19), a quilombola, Dona Eva, de 111 anos foi a primeira idosa Buziana.

RIO DAS OSTRAS

Imagem: Prefeitura de Rio das Ostras

Em Rio das Ostras, dois profissionais da saúde receberam as doses, na tarde desta terça-feira (19). O Médico Getúlio Cabral, de 76 anos, e a Enfermeira Lucineia Vieira, de 47 anos, foram imunizados no Pronto Socorro Municipal.
A cidade recebeu 3.400 doses da CoronaVac.

MACAÉ

Imagem: Redes Sociais

A campanha em Macaé também teve início nesta terça-feira (19). Na abertura, a Prefeitura vacinou dez pessoas, com uma cerimônia simbólica, dando ênfase aos profissionais de saúde que se encontram na linha de frente de combate à doença.

O órgão organizou um termômetro virtual para atualizações de quantas vacinas já foram aplicadas na cidade. O “Vacinômetro” será atualizado diariamente no site da Prefeitura.

Comentários