Casos ainda estão controlados, mas é preciso atenção para que a quarta onda não ganhe mais força
Desde maio se ouve falar em uma quarta onda da Covid-19, e pelos dados de alguns municípios da região ela está ganhando força. Isso reforça a necessidade de prevenção seja tomando a vacina e mantendo os protocolos sanitários. Em Macaé, a morte de dois pacientes na quinta-feira (9) levou o município a reprogramar a rota e retomar algumas medidas para evitar contágio do vírus.
Diferente de Cabo Frio, que recomendou o uso das máscaras em unidades escolares na quarta-feira (8), em Macaé o equipamento de proteção voltou a ser obrigatório dentro das instituições públicas e privadas. A medida se estende ainda a ambientes fechados de repartições públicas, asilos e unidades de saúde. Além disso, foram suspensas visitas e acompanhantes somente os determinados por lei. A população está sendo testada nas ruas e dentro dos hospitais. Ao todo, 33 postos de saúde estão aplicando o imunizante contra a doença. Há 15 pessoas internadas e uma no CTI.
“Estamos monitorando o cenário da pandemia de forma constante e definimos ações que possam reduzir esse novo índice de novos casos. O retorno das máscaras nesses ambientes é o protocolo apontado por nossa equipe de Saúde como estratégia de proteção da população que precisa garantir também o esquema completo da vacinação contra a Covid-19”, alertou o prefeito Welberth Rezende nesta quinta-feira (9) em uma live no seu perfil pessoal do Intagram.
Situação da Covid-19 em Cabo Frio
Segundo a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, no mês de maio foram registrados 142 casos positivos para covid-19 no município. Já entre os dias 1 e 7 de junho foram registrados 33 casos positivos da doença. No mês de maio, foi registrado um óbito em decorrência da doença e até o momento nenhuma morte. A taxa de ocupação dos leitos por covid-19 está zerada, nesta sexta-feira (10).
Até o dia 9 de junho foram vacinados 136.800 moradores de Cabo Frio com a primeira dose do imunizante contra a covid-19, o que representa 71,1% do público alvo. Com a segunda dose foram 123.639 munícipes, 64,3% do público. Já com a primeira dose reforço (terceira dose) foram 28,9% do público, 55.653 pessoas; e com a segunda dose reforço (quarta dose), 2,9% do público, o que representa 5.518 pessoas.
A pasta informou também que a taxa de cobertura da primeira dose das crianças entre 5 a 11 anos está em 41,1% do público, sendo 8.823 pessoas vacinadas. Com a segunda dose foram 4.521 crianças imunizadas, 21,1% do público.
Questionada sobre medidas mais rigorosas, foi informado que “equipe de epidemiologia do setor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde acompanha constantemente os dados da evolução da doença no município para que as medidas necessárias para o enfrentamento contra o coronavírus sejam tomadas. No entanto, apesar do cenário epidemiológico atual, a Prefeitura de Cabo Frio reforça a importância do papel de cada cidadão para controle da disseminação do vírus”.
Dados da Covid-19 em Búzios
Em Búzios, o número de positivados voltou a subir. Segundo a Secretaria de Saúde, em todo o mês de maio foram 98 casos e em nos dez primeiros dias de junho já foram 92. Desde o início da pandemia, o município já registro 8.754 pessoas infectadas. A soma de mortes é de 77 desde o início da pandemia, não houve óbitos nas últimas semanas. Atualmente 112 pessoas positivadas em isolamento domiciliar e, felizmente, nenhum leito ocupado.
O município de Búzios ainda mantém a tenda de triagem para síndromes gripais ao lado do Hospital Municipal Rodolpho Perissé e segue vacinado a população, com uma cobertura de 124% pessoas vacinadas com a primeira dose, 97,23% com a segunda dose, 41% com a terceira dose, e já está realizando a vacinação da quarta dose em idosos. Realizou nos dias 6 e 7 mutirões de vacinação para repescagem de quem estava com doses atrasadas.
“O município tem alta cobertura vacinal contra a Covid-19, continua vacinando, e ainda apresenta um índice de positivados considerado baixo. No entanto, há monitoramento constantemente e estamos em estado de atenção para, caso seja necessário, adotar alguma medida restritiva. Mas, considero que o mais importante é que a população busque a UBS dos seus bairros nas datas divulgadas pela Prefeitura para receber a imunização”, disse o secretário de Saúde.
Casos de Civid-19 em Rio das Ostras
A cidade de Rio das Ostras registrou 309 positivados em maio e 299 em junho, até esta sexta-feira. Atualmente conta com 608 pessoas infectadas, mas não houve nenhum óbito nas últimas semanas. A taxa de ocupação da enfermaria é 5% e nenhum paciente na UTI. Todas as pessoas internadas foram vacinadas e são portadores de comorbidades
Quanto a cobertura vacinal, está com 82,71% da 2ª dose ou dose única; 49,27% da 3ª dose – pessoas maiores de 16 anos; e
44,28 % 4ª dose – pessoas com 60 anos ou mais. Sobre adotar medidas restritivas, o município informou que o assunto está em discussão neste momento e caso haja novas medidas, essas serão publicadas sob forma de Decreto Municipal no Jornal Oficial.