Para todos os grupos com comorbidades é necessário apresentar documentos com foto, comprovante de residência, além de CPF ou Cartão do SUS
Macaé inicia nesta quarta-feira (5) a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 do grupo de comorbidades descritos no Plano Nacional de Imunização (PNI). O município abre a aplicação da primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades.
De acordo com o calendário, a Secretaria Municipal de Saúde definiu novos polos fixos de vacinação: Colégio Estadual Mathias Neto e o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. A Cidade Universitária continua na modalidade drive-thru.
Na Serra, estão mantidos os polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Glicério, Bicuda, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Areia Branca e Trapiche.
As gestantes e puérperas com até 42 dias de pós-parto com comorbidades devem ficar atentas aos documentos exigidos para a vacinação, incluindo cópias: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que indique a comorbidade ou receita/prescrição de uso contínuo; certidão ou cartão de vacina do recém-nascido (puérperas).
Na quinta-feira (6), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas com espectro autista, síndrome de down e com paralisia cerebral. Este grupo deve apresentar os seguintes documentos com cópia: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que comprove a condição.
Para todos os grupos com comorbidades também são necessários documentos com foto, comprovante de residência, além de CPF ou Cartão do SUS.
Na próxima semana, a Secretaria de Saúde deve iniciar a vacinação dos demais grupos de comorbidades com idade de 59 anos. O calendário será definido de acordo com a entrega de novo lote de vacinas, e a divisão das doses, encaminhadas pelo governo do Estado.
São consideradas comorbidades os seguintes casos:
Diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenenoas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças cerebrovascular; Doenças renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade; Mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.