Pular para o conteúdo
Search

Covid-19: Macaé inicia vacinação de grupos de comorbidades nesta quarta (5)

Imagem ilustrativa: Tony Winston | MS

Para todos os grupos com comorbidades é necessário apresentar documentos com foto, comprovante de residência, além de CPF ou Cartão do SUS

Macaé inicia nesta quarta-feira (5) a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 do grupo de comorbidades descritos no Plano Nacional de Imunização (PNI). O município abre a aplicação da primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades.

De acordo com o calendário, a Secretaria Municipal de Saúde definiu novos polos fixos de vacinação: Colégio Estadual Mathias Neto e o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. A Cidade Universitária continua na modalidade drive-thru.

Na Serra, estão mantidos os polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Glicério, Bicuda, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Areia Branca e Trapiche.

As gestantes e puérperas com até 42 dias de pós-parto com comorbidades devem ficar atentas aos documentos exigidos para a vacinação, incluindo cópias: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que indique a comorbidade ou receita/prescrição de uso contínuo; certidão ou cartão de vacina do recém-nascido (puérperas).

Na quinta-feira (6), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas com espectro autista, síndrome de down e com paralisia cerebral. Este grupo deve apresentar os seguintes documentos com cópia: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que comprove a condição.

Para todos os grupos com comorbidades também são necessários documentos com foto, comprovante de residência, além de CPF ou Cartão do SUS.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde deve iniciar a vacinação dos demais grupos de comorbidades com idade de 59 anos. O calendário será definido de acordo com a entrega de novo lote de vacinas, e a divisão das doses, encaminhadas pelo governo do Estado.

São consideradas comorbidades os seguintes casos:

Diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenenoas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças cerebrovascular; Doenças renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade; Mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.