Os números foram divulgados um dia depois do anúncio de que não havia pacientes internados em leitos destinados ao tratamento do vírus. Uma projeção da Defensoria Pública de Saúde alerta para o aumento de casos no município no pós Carnaval
Os dados relacionados à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), em Búzios, foram atualizados na manhã desta sexta-feira (19). Com espaço de apenas um dia após o anúncio de que o município não tinha leitos ocupados, entre aqueles destinados a pacientes infectados pelo vírus no HMRP (Hospital Municipal Rodolpho Perissé), o número de internações subiu para três e 13 novos casos foram registrados.
Os números servem de alerta para a falsa sensação de segurança sobre o arrefecimento das contaminações na cidade. Assim como na virada do ano, período em que a cidade recebe cerca de cinco vezes mais a população residente, o Carnaval atraiu grande número de visitantes. Acompanhado das aglomerações, causadas pelas diversas festas e aglomerações registradas nos quatro dias da festa.
Uma projeção da Defensoria Pública de Saúde alerta para o aumento de casos no município no pós Carnaval. Segundo informações publicadas pelo jornal ‘O Globo’, atribuídas a defensora da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva da Região dos Lagos, Raphaela Jahra a atuação policial em Búzios está abaixo do recomendado desde as festas de fim de ano, após a decisão do Tribunal de Justiça de retirada do lockdown na cidade.
“O afrouxamento das medidas de segurança impactou o poder de intervenção direto da defensoria, impedindo que a fiscalização ocorresse na medida necessária neste feriado”, enfatizou.
A realidade sobre o impacto do feriado de Carnaval nos dados de contaminação pela doença na cidade, só será conhecida quando o tempo de incubação do vírus, cerca de 20 dias, findar.
No dia 4 de janeiro (a gestão atual ficou sem publicar boletins nos primeiros três dias de governo), a cidade registrava um total de 2.731 casos confirmados e 30 mortes. Nesta sexta-feira (19) são 3.150 casos confirmados e 32 mortes pela doença. Aumento de 419 infectados e duas mortes em menos de dois meses.
TENDA DE TRIAGEM
A Prefeitura de Búzios instalou nova tenda de triagem para atendimento desses pacientes, fruto de contrato com dispensa de licitação celebrado entre a Prefeitura de Búzios e a empresa EDNA ROSA NETO SICILIANO E CIA LTDA, no dia 4 de fevereiro. O valor global do contrato para prestação de serviços durante três meses é de R$263.414,40. O termo e a ratificação de dispensa foram publicados no Boletim Oficial do município na quinta-feira (10).