O contágio do novo coronavírus também chegou às plataformas instaladas na Bacia de Campos. Nesta quarta-feira (15), o Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros) do Norte Fluminense recebeu informações de que na P-31, há mais de 20 casos confirmados da doença. Segundo informações, alguns trabalhadores desembarcaram e o número de casos suspeitos na unidade, chega a 32. E deste total, 11 confirmados.
De acordo com Alexandre de Oliveira Vieira, Coordenador do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindipetro NF, a entidade sindical está orientando todas as Cipas da região, offshore e bases de terra, que cobrem das gerências a elaboração e a apresentação de um boletim diário com os números da doença entre os trabalhadores próprios da Petrobras e contratados de empresas terceirizadas. “É importante que as comissões exijam da empresa a apresentação das autuações, ordens, instruções, recomendações ou notificações referentes à saúde, feitas por auditoria e demais órgãos reguladores, como Anivsa, ANP, MPT e Marinha, referentes ao local de trabalho”, explicou. Ainda de acordo com Alexandre, a iniciativa busca dotar as comissões de instrumentos para cobrar a aplicação de políticas de prevenção eficazes, além de fazer com que a empresa atue com transparência em relação a estes dados.
As Cipas também estão sendo municiadas pelo sindicato com pareceres do médico do trabalho do NF (Norte Fluminense) sobre as ações necessárias durante a pandemia. Estão ainda sendo orientadas sobre a necessidade de emissão de CATs para os casos de covid-19 e a vacinação da H1N1 para todos os petroleiros e petroleiras, próprios e terceirizados.