A atividade no bairro da Ferradura acontecerá apenas aos sábados de 7h as 13h no período de 15 dias
Em reunião ocorrida no fim da tarde desta segunda-feira (16), entre os organizadores das feiras Livre Periurbana na Ferradura e Nordestina na Rasa e a Prefeitura Municipal, ficou definida a suspensão das atividades nos locais pelo período de 15 dias a contar da decisão. A medida tem como objetivo seguir as recomendações dos órgãos federais e estaduais que normatizam aglomerações em espaços públicos.
Para que as medidas não afetem de forma severa esses expositores, a feira funcionará apenas aos sábados, no horário de 7h ás 13h, com a produção de hortifrutigranjeiros da região, na medida em que seus produtos são provenientes da cultura de subsistência e o contato entre a população e os feirantes são espaçados e não implicam em aglomerações.
Os organizadores consideraram que ainda que essa medida, seja necessária a contenção do COVID-19, atinge cerca de cem trabalhadores que, segundo o comunicado, fazem desta atividade a sua forma de sustento, bem como reduz drasticamente os subsídios proporcionados por estas atividades para a manutenção do Crer-Vip, entidade local que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, proporcionando-lhes uma forma de ocupação.
A nota informa ainda que será obedecido o espaçamento de 1 metro e meio entre as barracas, com a utilização de álcool gel, disponibilizado nas expositores, com o compromisso de obediência a qualquer outra norma a ser anunciada pelos órgãos de vigilância sanitária, ou sua suspensão pelos órgãos estaduais ou federais.
Para Hamber Carvalho, um dos fundadores da Feira Livre Periurbana, as medidas são acertadas. “Nesse momento, todas as medidas de prevenção exigem de todos os segmentos sociais, juntamente com a gestão publica, um pacto de solidariedade, para que as soluções sejam eficazes no combate a uma só ameaça a integridade da população”, comentou.