As cidades de Macaé, Rio das Ostras, Iguaba e Arraial do Cabo registram ao todo 5 óbitos, segundo a SES
O boletim atualizado de casos confirmados de Coronavírus mostra o panorama de casos confirmados e óbitos por COVID-19 neste sábado (11). Na região dos Lagos e parte do Norte Fluminense, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 26 casos confirmados e 6 óbitos. Macaé tem 6 casos confirmados e 1 óbito, Rio das Ostras 5 confirmados e 1 óbito, Cabo Frio e São Pedro com 4 confirmados, Araruama 3, Iguaba 3 confirmados e 2 óbitos e Arraial do Cabo com 1 óbito, somente Búzios não tem casos confirmados.
Os números divulgados pelas Prefeituras refletem uma realidade um pouco diferente com mais casos confirmados e óbitos.
Em Macaé, o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus realizou, até às 11h deste sábado (11), 35 atendimentos. Foram notificados 11 casos de síndrome gripal e nenhum encaminhamento para o Hospital Público Municipal (HPM). A cidade registra 20 casos de coronavírus confirmados e mais um óbito, de um homem de 58 anos, com cormobidades. Com este, o município registra três óbitos. O último boletim atualizado da cidade de Rios das Ostras, no dia 8 de abril, registrou 170 pacientes em isolamento domiciliar, 35 casos descartados, 8 confirmados e 1 óbito.
Cabo Frio registrou em boletim, neste sábado (11), 58 casos suspeitos e destes, 28 já foram descartados. 4 casos foram confirmados e os demais aguardam resultado dos testes. Há um óbito em investigação.
Ao todo, segundo dados das Prefeituras, são 34 casos confirmados e 7 óbitos na Região dos Lagos e parte do Norte Fluminense.
Búzios é o único município sem casos confirmados. O que não fica claro, é se os aparentes bons resultados são fruto das medidas de proteção, ou na verdade, pela subnotificação e baixa testagem de casos. Segundo fontes, a ordem no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé, é para testagem apenas de casos gravíssimos. No mês de março, a unidade teria testado apenas duas pessoas, ambos médicos. Uma segunda fonte teria salientado que, o isolamento domiciliar seria um problema. “Medicina se baseia em dados, números, para termos certeza de casos, é preciso testagem, se não há testes, não há dados e estamos vulneráveis. Esses resultados maquiam a realidade que já se desenha nas demais cidades do entorno, como Cabo Frio, com 4 casos confirmados”, comentou.
Sobre os fatos relatados, perguntada, a Prefeitura não se manifestou até o momento.