Testes da Coronavac induziram reações de anticorpos favoráveis em crianças de 3 a 11 anos e funcionaram bem para os jovens de 12 a 17 anos
Crianças e adolescentes podem vir a ser imunizadas contra a Covid-19 no futuro. O setor farmacêutico da empresa chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina CoronaVac divulgou, nesta semana, resultados dos testes em fase inicial sobre a eficácia e a segurança do imunizante para esta faixa etária.
De acordo com Zeng Gang, pesquisador da Sinovac, os níveis de anticorpos gerados pela CoronaVac em crianças foram maiores do que aqueles que foram vistos em adultos de 18 a 59 anos e em idosos. O pronunciamento foi feito em uma conferência acadêmica em Pequim, na China.
Foram realizados testes clínicos com 500 pessoas de idade entre 3 e 17 anos que receberam duas doses médias ou baixas do imunizante ou um placebo. A maior parte das reações adversas foi branda.
A dose menor induziu reações de anticorpos favoráveis em crianças de 3 a 11 anos, enquanto a dose média funcionou bem para os jovens de 12 a 17 anos.
Os testes em estágio avançado da Sinovac no exterior ainda não incluíram menores de idade. Os dados preliminares ainda não foram publicados em periódicos científicos.