Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a CooperBúzios, cooperativa de transporte alternativo, está tomando providências para adequar seus veículos às novas normas de segurança, visando evitar a propagação do coronavírus.
De acordo com o presidente, Geninho Tardelli, há cerca de dois meses a cooperativa deu início à compra de janelas, para promover a troca dos vidros traseiros que não abrem. A meta é que todos os veículos recebam as novas janelas para transitarem sempre com os vidros abertos, permitindo a circulação do ar.
“Temos a preocupação em oferecer toda a segurança aos nossos passageiros. Mesmo antes do surto de coronavírus, já iniciamos a compra das novas janelas porque entendemos que nem sempre o ar condicionado é a melhor opção. Estamos atentos e queremos que o usuário de nosso transporte se sinta seguro e protegido viajando conosco. Vamos acatar todas as normas do Ministério da Saúde. As janelas já estão sendo entregues e aos poucos estamos promovendo a troca em todos os veículos”, reforça Geninho.
A cooperativa também vai disponibilizar álcool gel e lenços de papel descartáveis, para os passageiros. O presidente avisa que devido à falta do produto no comércio, precisou encomendar a quantidade necessária para disponibilizar nas vans, e aguarda a chegada deste material. Ele afirma que em breve o produto estará em todos os carros.
CooperBúzios compra ônibus escolar para atender estudante nos três turnos
A cooperativa está disponibilizando um ônibus escolar para levar e buscar os estudantes nos horários de entrada e saída das escolas, abrangendo os três turnos (manhã, tarde e noite). O trajeto cobre a cidade de ponta a ponta, partindo de Vila Verde em direção à Maria Joaquina e daí para a Armação. A iniciativa acontece em momento propício, onde é preciso proteger a população. O fato dos estudantes poderem contar com um veículo próprio, evitando que tenham que utilizar o transporte público normal, onde teriam contato com pessoas de vários locais diferentes, serve como mais uma medida de proteção do grupo.
A cooperativa reforça que mesmo com o ônibus escolar, as vans continuarão a transportar os estudantes normalmente, seguindo a norma das gratuidades.
Saindo na frente de grandes empresas, a Cooperbúzios mostra que é possível ir além, investindo parte de seus lucros na melhora da qualidade de vida de sua própria comunidade.