Usuários de vans, moradores do bairro Maria Joaquina em Cabo Frio que faz divisa com a cidade de Búzios, acordaram nesta sexta-feira (17) sem saber como fariam para se locomover já que a única cooperativa que faz o transporte de passageiros, a CooperBúzios, paralisou o trecho desde às 6h. A situação chegou a esse ponto, segundo fontes da Prensa, em razão de ameças de traficantes que estariam pedindo propina para que o serviço fosse mantido no bairro.
Moradores se organizaram no início da manhã em um grupo de mensagens do whatsapp e convocaram uma manifestação às 16h30 na rotatória da praça da Rasa.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, Mirinho Braga, que já foi prefeito de Búzios por três mandatos explicou à Prensa que desde as primeiras horas da manhã o prefeito José Bonifácio atua junto ao prefeito de Búzios, Alexandre Martins para buscar uma solução para a paralisação dos serviços e a insegurança no local.
“Estamos em contato com o prefeito de Búzios e juntos pressionando o governo do estado para que primeiramente possamos garantir a segurança no bairro e em seguida encontrar uma solução para o transporte público, que passa por retomar as linhas de ônibus da Salineira, que é a linha intermunicipal que atende Cabo Frio. Fizemos contato com o Detro que também está trabalhando na solução”, explicou.
Ainda segundo Braga, representantes da empresa estão na Associação de Moradores do bairro em conversa para definir os rumos a serem tomados para o reestabelecimento das linhas na localidade.
O secretário de Direitos Humanos e Segurança Pública de Cabo Frio, Ruy França, falou com a Prensa e reforçou que trabalha para garantir a segurança dos moradores, já que a situação não passa apenas pelo transporte público mas vai afetar, caso não seja reprimido de imediato, o comércio e a vida dos moradores do bairro.
“A Polícia Militar, a força ostensiva e o serviço reservado já estão no bairro desde as primeiras horas do dia para primeiramente confirmar se as ameaças ocorreram e de onde partiram para então agir dentro do que é papel dos agentes de segurança. Logo cedo falei com o coronel Oliveira, comandante do 25º BPM que está alerta e comandando a ação. É importante frisar que seja tráfico ou milícia, não há negociação com criminosos”
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins falou com a Prensa logo cedo e afirmou que segue na direção de oferecer segurança aos moradores e reforçou com veêmencia que tráfico de drogas em Búzios tem tolerância zero.
“Em Búzios isso não acontece, não vamos nos dobrar a ameaças do tráfico. Aqui o tráfico não manda parar nada. Estamos preocupados com o bairro Maria Joaquina, que hoje está sob administração de Cabo Frio, mas que tem nossos esforços para retornar à Búzios. Por lei, as vans não tem obrigação de rodar no bairro, no entanto, sabemos que parte da força de trabalho de Búzios mora na localidade e precisa ser atendida”, comentou.
Martins ainda enfatizou que trabalha em parceria com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e que os moradores não ficarão desasssitidos, especialmente no período de Carnaval, que garante renda extra para os trabalhadores do município e de Maria Joaquina.