A empresaria, moradora de Búzios, Bruna Itoh, se apresentou diante do ministro de negócios estrangeiros do Japão no 58ª Convenção de Nikkeis (empresários japoneses ou descendentes que moram fora do Japão) e apresentou os projetos da sua empresa, a Nova Búzios Japan & Co, a construção de uma fábrica onde se desenvolverá a técnica, que também é usada no Japão, do reaproveitamento dos produtos marítimo como alga, espinha, moluscos, escamas, e miolo do peixe, que serão transformados em adubo pra plantas. Também estavam na convenção o ministro da Agricultura e da silvicultura do Japão, além do o presidente honorário do Brasil, e-Yano, o presidente da Associação Brasileira Pan-Americana.
O objetivo da convenção é intensificar o intercâmbio e amizade internacional bem como promover projetos com o apoio do governo japonês. Este ano destinado ao desenvolvimento de empreendedores Nikkeis rumo às olimpíadas e paraolimpíadas de 2020 em Tokyo.
“O encontro foi muito positivo e o interesse pelo Brasil no Japão é crescente. O objetivo agora é trazer uma delegação pra conhecer Búzios e o nosso mar, que pra que vejam que aqui há as condições ideias para a implantação da fábrica. O turismo também se fortalecerá.”, explicou Bruna.
O pai da Bruna, Sr. Ossamu Itoh, trouxe o projeto para Búzios após saber sobre a cidade através do jornalista Marcelo Lartigue, fundador do Perú Molhado (morto em 2014). Então viram que o mar de Búzios tinha a condição ideal para a implantação de uma fabrica ecologicamente sustentável que poderia gerar retorno econômico para acidade e ainda estreitar os laços Brasil Japão tendo Búzios como elo de ligação.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo