Mais da metade das contratações temporárias no comércio varejista e no setor de serviços da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ocorrerá em novembro, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). O levantamento, realizado com 616 empresários entre 22 e 25 de outubro, também revelou que 35,7% planejam reforçar suas equipes para o fim de ano, enquanto 55,5% consideram efetivar ao menos um dos temporários contratados.
Contratações em novembro lideram o calendário
De acordo com os dados, 60,4% das admissões temporárias serão realizadas em novembro. Já em dezembro, 37,7% dos empresários pretendem ampliar o número de funcionários, enquanto 11,9% das contratações ocorreram em setembro e outubro. Apenas 4,5% dos entrevistados ainda não decidiram sobre novas contratações.
Quanto à permanência dos temporários, 48,2% dos empresários informaram que o quadro reforçado será mantido até dezembro, enquanto 30,5% afirmaram que os contratos se estenderão até janeiro.
Efetivação de trabalhadores temporários
O estudo apontou que 55,5% dos empresários veem a possibilidade de efetivar trabalhadores temporários, seja para ampliar o quadro ou substituir funcionários mais antigos. Entre esses, 59,5% indicaram que a efetivação seria para atender ao crescimento das demandas. Por outro lado, 41,8% afirmaram que não pretendem efetivar porque já contam com funcionários suficientes.