A Prefeitura de Armação dos Búzios deve fechar até o próximo mês o processo de contratação de uma instituição responsável pelos estudos para elaborar o novo Plano Diretor da cidade, que está defasado desde 2016. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, os trâmites estão na fase final, junto à Procuradoria-Geral.
O secretário informou que, da parte do Meio Ambiente e Urbanismo, tudo já foi assinado e encaminhado para os órgãos internos de controle da Prefeitura.
“Acredito que até o próximo mês tudo esteja efetivado. Provavelmente [o estudo] será realizado pela PUC/ RJ, por notório saber. As últimas documentações estão sendo cumpridas, segundo a informação da Procuradoria”, comentou Evanildo.
Documento que norteia as diretrizes para o planejamento urbano durante um período de dez anos, o Plano Diretor tem sido objeto de muita cobrança por parte da sociedade civil buziana.
Em abril, várias instituições privadas do município lançaram uma carta aberta intitulada “Respeite Búzios”. As entidades manifestaram preocupação com o atraso na revisão do Plano Diretor da cidade e as tentativas do Governo Municipal, ao longo dos anos, em buscar alterar pontos sensíveis do Planejamento, sem proceder com a completa reformulação do Plano.
Para as instituições, é fundamental que o órgão público junto com a sociedade civil, reformule o planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.