As cidades da Região dos Lagos tiveram uma das piores viradas de ano, no que diz respeito ao fornecimento de água potável, nos cinco municípios que compõe o Consórcio Lagos São João, de responsabilidade da empresa Prolagos.
Relatos de moradores e empresários, reunidos em uma série de matéria publicadas aqui no Prensa, trouxeram novamente a discussão sobre a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela empresa, que tem contrato de prestação de serviço com vencimento em 2041. Consumidores chegaram a permanecer por até 30 dias sem água, ou com o serviço muito abaixo do fornecido fora da alta temporada.
As cidades Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP, o Procon de cada cidade e a empresa Prolagos. Nele, a concessionária se compromete a restabelecer o fornecimento de água e indenizar os consumidores que tiveram prejuízos durante o período. No termo, foram incluídas cláusulas de multas em caso de reincidência de interrupção no fornecimento de água da região.
Em Cabo Frio, ficou decidido que a empresa vai estar de plantão na sede do Procon, com dois agentes, de 13h as 17h. Esses funcionários terão poder para firmar acordos com os consumidores que se sentirem lesados com a falta de água nas torneiras.Além de fornecer carros pipa aos moradores que não tiverem seu fornecimento regularizado.
A medida se estenderá também para Tamoios. Um advogado do Procon Cabo Frio estará de plantão na sede da Prolagos, também às sextas feiras, no mesmo horário, para intermediar negociações, no Shopping UnaPark, bloco B.
Em Búzios o atendimento acontecerá todas as segundas-feiras, a partir desta segunda (21), na sede do Procom, que fica na Travessa dos Pescadores, S/nº, no prédio da Secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, em frente à Praça Santos Dumont, centro.
Mais problemas além da falta de água
Vale ressaltar que o problema de abastecimento de água nas cidade é recorrente nos meses de alta temporada – dezembro a março – e que a situação não é novidade para os moradores da Região dos Lagos. Os TACs resolvem o desabastecimento de água, mas o problema do tratamento de resíduos segue de forma alarmante, em especial da cidade de Búzios, conforme matéria veiculada no Prensa de Babel. Clique e entenda.
O Psol (Partido Socialismo e Liberdade) de Búzios e Cabo Frio lançaram campanha nas redes sociais alertando para o problema do sistema de recolhimento em tempo seco, que não mais atende aos municípios, reivindicando a Revisão do Contrato com a Prolagos. Confira no link.