Pular para o conteúdo
Search

Loteamento irregular é impedido no Parque do Mico Leão Dourado em Tamoios

Agentes flagrando lotamento irregular em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio

Agentes das coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, realizaram uma grande operação, nesta segunda-feira (17), no Segundo Distrito de Cabo Frio. Após denúncia anônima, as equipes se dirigiram a uma área de mata fechada, dentro do Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado e, com apoio de policias do 25º BPM, constataram o parcelamento irregular de uma área localizada próximo à localidade conhecida como “Pinguela”.

Além do loteamento irregular, os agentes públicos encontraram duas “simulações de moradia”, que constituem em pequenas construções, sem a menor infraestrutura, mas que abrigam de um a três “moradores”, que permanecem no local apenas durante o dia para, em caso de flagrante,  servirem como argumento para que as construções irregulares não sejam demolidas.

“Esse tipo de situação, de simulação de moradia, é muito comum.  É uma estratégia dos responsáveis pela invasão, para intimidar as ações do poder público.  Mas, nós já estamos cientes disso e notificamos os “moradores” dos barracos, que não têm nem água, muito menos energia elétrica, para deixarem o local no prazo de 72 horas.  Se dermos mais tempo, o que seria uma simples ocupação irregular pode virar um processo de favelização, com barracos surgindo ao redor”, afirmou Ricardo Sampaio, coordenador de Assuntos Fundiários.

Após a ação no Parque do Mico-Leão, os agentes municipais se dirigiram até o bairro de Botafogo, na Estrada do Trimumum, onde flagraram uma pessoa em pleno ato de desmatamento.  Ao perceber a presença dos agentes, a pessoa fugiu do local, mas todo o material que estava utilizando foi apreendido.

“É de suma importância que o trabalho das equipes das coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente sejam subsidiados pelas denúncias da população.  Quanto mais rápido chegamos ao local, menor é do dano ao Meio Ambiente e maior a chance de se identificar os responsáveis”, salientou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A população pode denunciar crimes ambientais e de invasão, utilizando-se dos e-mails [email protected],  e [email protected]. O anonimato é garantido.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.