Search
Degradê com CSS

Loteamento irregular é impedido no Parque do Mico Leão Dourado em Tamoios

unnamed (7)
Agentes flagrando lotamento irregular em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio

Agentes das coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, realizaram uma grande operação, nesta segunda-feira (17), no Segundo Distrito de Cabo Frio. Após denúncia anônima, as equipes se dirigiram a uma área de mata fechada, dentro do Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado e, com apoio de policias do 25º BPM, constataram o parcelamento irregular de uma área localizada próximo à localidade conhecida como “Pinguela”.

Além do loteamento irregular, os agentes públicos encontraram duas “simulações de moradia”, que constituem em pequenas construções, sem a menor infraestrutura, mas que abrigam de um a três “moradores”, que permanecem no local apenas durante o dia para, em caso de flagrante,  servirem como argumento para que as construções irregulares não sejam demolidas.

“Esse tipo de situação, de simulação de moradia, é muito comum.  É uma estratégia dos responsáveis pela invasão, para intimidar as ações do poder público.  Mas, nós já estamos cientes disso e notificamos os “moradores” dos barracos, que não têm nem água, muito menos energia elétrica, para deixarem o local no prazo de 72 horas.  Se dermos mais tempo, o que seria uma simples ocupação irregular pode virar um processo de favelização, com barracos surgindo ao redor”, afirmou Ricardo Sampaio, coordenador de Assuntos Fundiários.

Após a ação no Parque do Mico-Leão, os agentes municipais se dirigiram até o bairro de Botafogo, na Estrada do Trimumum, onde flagraram uma pessoa em pleno ato de desmatamento.  Ao perceber a presença dos agentes, a pessoa fugiu do local, mas todo o material que estava utilizando foi apreendido.

“É de suma importância que o trabalho das equipes das coordenadorias de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente sejam subsidiados pelas denúncias da população.  Quanto mais rápido chegamos ao local, menor é do dano ao Meio Ambiente e maior a chance de se identificar os responsáveis”, salientou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A população pode denunciar crimes ambientais e de invasão, utilizando-se dos e-mails [email protected],  e [email protected]. O anonimato é garantido.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!