Em meio às recentes discussões sobre possíveis mudanças no atendimento da rede infantil municipal de Búzios para 2024, o Conselho Municipal de Educação (CME) anunciou que buscará informações oficiais junto à Secretaria de Educação do município.
Para reportagem à Prensa, a Secretaria de Educação esclareceu que não haveria redução da carga horária na creche integral para meio período ou substituição de professores para pessoas com deficiência por auxiliares, apenas uma mudança de nomenclatura.
No entanto, o CME decidiu enviar um ofício à Secretaria de Educação solicitando esclarecimentos sobre as informações divulgadas. A conselheira do CME, Olívia Garcia, enfatizou a importância de obter informações oficiais.
“Vamos solicitar informação oficial. Essa decisão do conselho foi motivada por relatos de funcionários das creches, que confirmaram a possível alteração”, disse.
Olívia explicou que, durante o processo de renovação de matrícula, não foram informadas alterações, mas algumas creches realizaram reuniões posteriores informando que, a partir de 2024, não funcionariam em período integral, apenas meio período.
Quanto à questão dos profissionais de apoio, a conselheira revelou que recebeu informações de uma representante do CME que participa da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) da educação. Essa representante confirmou que o prefeito pretende mudar a nomenclatura do profissional de apoio para mediador.
De acordo com Olívia, o prefeito justificou essa mudança durante uma reunião com pais, mencionando a crise financeira enfrentada pelo município, a queda na arrecadação e a impossibilidade de custear esses profissionais.
Além da alteração na nomenclatura, ele indicou que haverá redução salarial para esses profissionais, mantendo, no entanto, as mesmas atividades e funções.