Search
Degradê com CSS

Conselho de Cultura de Macaé pede apoio a Plano de Ações Emergenciais

99130335_113251710400375_1115885116850176000_o

Petição online é uma iniciativa da campanha Cultura Macaense Viva.

Mais uma ação em prol dos artistas e fomentadores da cultura está acontecendo em Macaé já que por conta da pandemia do novo coronavírus estão sem exercer suas artes e funções há quatro meses.

Desde o início do isolamento social e consequente fechamento do comércio e pontos culturais, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé (CMPCM) vem realizando um mapeamento, denominado Mapa da Cultura, que registra que cerca de 80% dos artistas cadastrados não estão recebendo nenhum tipo de auxílio do governo federal, estadual ou do município. Além disso, cerca de 50% dos trabalhadores que responderam a pesquisa estão atualmente com a renda familiar zerada, visto que estão impossibilitados exercer suas atividades.

Esses dados mostram a vulnerabilidade atual dos artistas, produtores culturais e todos os envolvidos no meio artístico. Por isso, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé, criou no dia 1 de julho uma petição online desenvolvida a partir desse formulário, que gerou o Mapa da Cultura, e também ajudou a formar propostas para auxiliar nesse enfrentamento. Essa iniciativa faz parte da campanha Cultura Macaense Viva.

Esse Plano de Ações Emergenciais elaborado pelo CMPCM foi enviado de forma oficial através à Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura Municipal (ofícios nº 003/2020 de 16 de abril de 2020 e 004/2020 de 24 de abril de 2020).

As propostas também apresentadas à população em audiência pública da Câmara dos Vereadores, em 28 de maio e na I Webconferência de Cultura de Macaé, promovida pelo CMPCM, ambas disponibilizadas, na íntegra, no Youtube. Na webconferência também foi proposto que a SMC criasse um comitê gestor paritário com a sociedade civil para trabalhar na implementação da lei Aldir Blanc.

Esse documento precisa de apoiadores dentro do município, por isso, o conselho criou a petição online. Clique aqui, assine e colabore.

Os itens que compõe o plano são:

1.Nomeação de um Secretário(a) de Municipal de Cultura (nomeado no dia 22 de maio de 2020).

2. Ativação e habilitação do Fundo Municipal de Cultura para o recebimento de recursos do Fundo Nacional e Estadual de Cultura.

3. Remanejamento de verbas da Secretaria Municipal de Cultura para o financiamento de ações emergenciais para os trabalhadores da cultura de Macaé.

4. Estabelecimento de renda mínima emergencial para artistas, técnicos e produtores culturais atuantes da cidade e sem renda devido ao isolamento social.

5. Fornecimento de cestas básicas aos trabalhadores da cultura em situação vulnerável/ sem renda até o restabelecimento da cadeia produtiva da cultura.

6. Isenção de IPTU, Taxa de Coleta de Lixo e ISSQN de espaços privados de cultura e dos trabalhadores da área cultural.

7. Criação de editais para projetos a serem executados durante a crise disponibilizados em plataformas digitais.

8.Criação de editais para projetos a serem executados após a extinção dos riscos da pandemia.

9. Implantação de linhas de editais regulares pós-crise, para projetos culturais.

10. Criação de um comitê gestor paritário para a implementação da Lei Aldir Blanc em Macaé.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!