Pular para o conteúdo
Search

Conselho de Búzios empata votação das contas da Saúde

6 X 6 é o placar que não aprovou nem reprovou as contas da Saúde buziana

Nos próximos dias o Tribunal de Contas do Estado vai receber a ata da reunião do Conselho de Saúde de Búzios, realizada nesta terça-feira (2), cuja resolução apresenta o empate das contas da Saúde municipal. Seis conselheiros votaram pela aprovação das contas e seis votaram contra. De acordo com o conselheiro Marcos Santos, o parecer com o empate provavelmente será considerado uma impropriedade pelo TCE, que deverá questionar a prefeitura.

– Desde 2015 a gente vem mostrando a importância em adotar um novo regimento, adequado à legislação do SUS. O nosso regimento não acompanhou as mudanças e atuais necessidades. Veja agora, este empate. Já deveríamos ter um número ímpar de conselheiros. A gente sempre pede atenção, pede assessoramento técnico jurídico, contábil, mas o governo nunca se importou com os conselhos, nunca deu atenção ao que a gente fala.  – explica Marcos.

Dentre os motivos que levaram à reprovação das contas pela metade dos membros do conselho, estão as dificuldades de acesso à informação, a ausência de autonomia plena do Fundo Municipal de Saúde, a falta de profissionais técnicos da secretaria de Saúde que conversem com o conselho, e a falta de cumprimento das metas estabelecidas  no Plano Municipal de Saúde. Os conselheiros identificaram que o relatório de gestão apresentado pelo Executivo, não traz um planejamento de gastos que traduza o Plano.

Documento estranho

Lido ao final da reunião pelo presidente do Conselho de Saúde, dr. Marcelo França, um ofício encaminhado pela secretaria de Governo e Fazenda causou estranheza a todos. No documento a secretária Grazielle Ramalho, solicita a documentação completa das entidades civis participantes do conselho. Mas com um detalhe. Ela só pediu esta documentação às entidades cujos representantes votaram contra a aprovação das contas. Curioso é que o documento foi lido ao final da reunião, mas já estava impresso, nas mãos do presidente, antes da votação acontecer. Para Marcos isso mostra muitas coisas.

– Engraçado é que este ofício solicita algo que sempre quisemos que o governo fizesse nos conselhos. A fiscalização dos documentos das entidades civis participantes é de suma importância. Mas como sempre o governo age segundo seus próprios interesses e deixa isso bem claro. O absurdo deste ofício em cobrar a documentação apenas das entidades que votaram contra as contas, é algo gritante. Mostra muito da arrogância deles. E é claro que eles já sabiam como cada um iria votar. Só os representantes do governo ou aqueles ligados a empregos temporários na prefeitura é que sempre aprovam tudo – completa Marcos.

No ofício a secretária também argumenta que caso alguma entidade civil participante, não esteja com a documentação em dia, todas as decisões do conselho poderão ser anuladas. Ou seja, todas as decisões do conselho desde 3 de abril de 2019, quando assumiu a atual mesa diretora.

Conferência Municipal de Saúde marcada para o dia 2 de julho

Durante a reunião do conselho foi decidida a data da próxima Conferência Municipal de Saúde, que vai acontecer no dia 2 de julho.

Acompanhe a seguir como votaram os conselheiros de Saúde

Votaram pela aprovação das contas: o presidente Marcelo França, representante dos trabalhadores em Saúde; a vice-presidente Vera Meire, representante do Governo; Denise Carvalho, representante do Governo; Monica Werkhauser, representante do Governo; Vanessa Domingues, representante do Conselho Regional de Farmácia; e Eduardo Sis, representante da Igreja Adventista Sétimo Dia.

Votaram pela reprovação das contas: Roberto Medina, representante da Associação dos Moradores da Estrada da Sapata; Maria Augusta Santana, representante da Somunear; Elenice Martinet, representante da Apae; Maria da Penha Acioly, representante da Abrace; Elisa, representante do Crefito; e Marcos Santos, representante do ServBúzios.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.