Ocorreu nesta terça-feira (26) a terceira reunião de rearticulação do Conselho Consultivo Gestor da APA Pau Brasil na IFRJ de Arraial do Cabo. O Conselho estava parado desde 2012 e agora está sendo rearticulado pelo INEA, para analisar grandes projetos que estão vindo para a Região e que precisam do aval do Conselho para serem aprovados.
A APA Pau Brasil compreende uma reserva da biosfera de Mata Atlântica, em área delimitada pelo Decreto Estadual nº 31.346/2002. Ela se estende em 14 mil hectares pela praia do Peró, Conchas, Caravelas e José Gonçalves e possui cerca de 80% de zona marítima. É importante citar que o mar de Caravelas, Peró e Conchas está ganhando o selo de qualidade azul, que destaca as suas águas como umas das mais limpas do Brasil.
A preocupação do Conselho tem sido um projeto de maricultura apresentado como o maior do gênero no país, e que seria realizado justamente na área compreendida pela APA Pau Brasil, no eixo Caravelas e Ilha Comprida. Ambientalistas demonstram preocupação com o projeto, uma vez que a área abriga espécies endêmicas raríssimas, de fauna marinha, características de águas nobres. Estes ressaltam ainda a importância dos estudos de impacto ambiental adequados para a realização de qualquer atividade do tipo nesses locais.
O IFRJ Arraial do Cabo compõe a secretaria executiva, abrindo espaço para ambientalistas e membros da sociedade que desejam participar do Conselho, o que fora solicitado por algumas entidades de Búzios. O projeto de maricultura está atualmente sendo analisado pelo Conselho, que estuda os impactos ambientais na região e o possível prosseguimento ou adequação do mesmo.