Os parques ecológicos são ótimos para quem gosta de ter contato com a natureza, respirar ar puro, apreciar espécies de plantas e de animais, alguns ameaçados de extinção. A Prensa separou alguns dos parques disponíveis na Costa do Sol para você programar o passeio em família ou com os amigos. Além de espairecer em meio da correria do dia a dia, é possível levar para casa muito conhecimento.
A Serra das Emerências – situada entre as praias de Tucuns e José Gonçalves, é um dos pontos mais altos de Búzios. A área é uma reserva ecológica protegida pelo Parque Estadual Costa do Sol, cercada por bromélias, cactos enormes e espécies raras da mata atlântica. Uma das mais deslumbrantes vistas da região é o Mirante da Serra das Emerências. Com uma altura de 173 m, o local é procurado para a prática de esportes radicais, como o voo livre e o parapente, além de voos panorâmicos e em dupla, que podem ser agendados previamente com os instrutores locais.
Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado – Localizado em Tamoios, no município de Cabo Frio, foi criado em 1997. O parque é uma unidade de proteção integral, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma mata atlântica. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.
Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) – Criado em 2011, abrange parte dos diversos municípios da chamada Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Sua área é composta por 43 fragmentos, totalizando 9.841 hectares. A configuração única desta unidade de conservação foi assim distribuída com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de mata atlântica e ecossistemas associados dessa região de baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas), possibilitando a recuperação das áreas já degradadas.
Parque Municipal Restinga do Barreto – A área do parque é constituída de 31,7 hectares, e localiza-se entre os bairros Parque Aeroporto e São José do Barreto, em Macaé, no trecho de vegetação de restinga, às margens da RJ-106, na Praia do Barreto. É o único, no mundo, com características urbanas, de vegetação exclusivamente de restinga. É o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.