Search
Degradê com CSS

Conheça alguns dos parques ecológicos da Região da Costa do Sol

Locais são ótimos para quem gosta de contato com a natureza
Serra das Emerências - Búzios I Foto Matheus Coutinho
Serra das Emerências - Búzios I Foto Matheus Coutinho

Os parques ecológicos são ótimos para quem gosta de ter contato com a natureza, respirar ar puro, apreciar espécies de plantas e de animais, alguns ameaçados de extinção. A Prensa separou alguns dos parques disponíveis na Costa do Sol para você programar o passeio em família ou com os amigos. Além de espairecer em meio da correria do dia a dia, é possível levar para casa muito conhecimento.

A Serra das Emerências – situada entre as praias de Tucuns e José Gonçalves, é um dos pontos mais altos de Búzios. A área é uma reserva ecológica protegida pelo Parque Estadual Costa do Sol, cercada por bromélias, cactos enormes e espécies raras da mata atlântica. Uma das mais deslumbrantes vistas da região é o Mirante da Serra das Emerências. Com uma altura de 173 m, o local é procurado para a prática de esportes radicais, como o voo livre e o parapente, além de voos panorâmicos e em dupla, que podem ser agendados previamente com os instrutores locais.

No local é possível encontrar micoleãodourado, espécie ameaçada de extinção, e que dá nome ao parque. Foto divulgação

Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado – Localizado em Tamoios, no município de Cabo Frio, foi criado em 1997. O parque é uma unidade de proteção integral, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma mata atlântica. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.

Vista do mar em Arraial do Cabo, à direita as Prainhas do Pontal do Atalaia e à esquerda a Praia do Forte. Foto: David Steinwender.

Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) – Criado em 2011, abrange parte dos diversos municípios da chamada Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Sua área é composta por 43 fragmentos, totalizando 9.841 hectares. A configuração única desta unidade de conservação foi assim distribuída com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de mata atlântica e ecossistemas associados dessa região de baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas), possibilitando a recuperação das áreas já degradadas.

Parque Municipal Restinga do Barreto I Foto ODEBATEON

Parque Municipal Restinga do Barreto – A área do parque é constituída de 31,7 hectares, e localiza-se entre os bairros Parque Aeroporto e São José do Barreto, em Macaé, no trecho de vegetação de restinga, às margens da RJ-106, na Praia do Barreto. É o único, no mundo, com características urbanas, de vegetação exclusivamente de restinga. É o segundo maior das Américas, em área exclusivamente de restinga, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!