Nessa terça-feira (3) aconteceu mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Cabo Frio. Homenagens foram feitas e um Projeto de Lei, que teve aprovação unânime, foi o ponto alto da noite. O PL cria um Grupamento de Ronda Escolar Preventiva e Ostensiva (GREPO) na Guarda Municipal da cidade, de autoria do vereador Guilherme Aarão (PPS).
Segundo o Projeto, o objetivo é promover no âmbito da rede municipal de ensino, rondas de forma preventiva e ostensiva nos perímetros escolares, além de buscar atender as emergências escolares em situação de crise e ministrar palestras educativas e preventivas no combate ao uso de drogas nas escolas. O PL será encaminhado para o Prefeito Adriano Moreno (Rede), que tem 15 dias para vetar ou sancionar a matéria.
“É fundamental a aprovação desta matéria por esta casa, pois visa a manutenção da segurança e da tranquilidade no ambiente escolar, principalmente diante do cenário problemático que temos vivido. Além disso, acredito que as palestras preventivas que serão ministradas aos alunos e à comunidade servirão para divulgação, fomentação e estreitamento da relação entre a sociedade e os órgãos de segurança pública”, destacou Guilherme.
Em um breve intervalo entre a mudança dos vereadores na tribuna, o presidente da Casa, Luís Geraldo, falou sobre uma reunião que teve com um representante do Governo do Estado sobre os atrasados da Apae. “Recebi em meu gabinete o Anderson Lopes, ele é coordenador estadual da pessoa com deficiência, e ele me trouxe uma notícia que me deixou bastante satisfeito e entendo que todos da Apae ficarão. O Governador, Wilson Witzel, está pagando ¼ dos atrasados das dívidas que existe com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), em relação a Apae. Desde outubro de 2018 que a FIA não repassa o dinheiro e esse é um dinheiro importante. E ele me passou que a Apae precisa estimular isso para que possa receber”, disse.
Estiveram presentes na sessão o Presidente Luis Geraldo (PRB), os vereadores Aquiles Barreto (SD), Guilherme Moreira (PPS), Oséias de Tamoios (PDT), Nenel do Jardim (PPS), Letícia Jotta (PSC), Blau BLau (PSC), Jefferson Vidal (PSC), Alexandra Codeço (PRB), Rafael Peçanha (PDT), Edilan do Celular (PRP), Ricardo Martins (Solidariedade), Vanderlei Bento (PMB), Vinicius Correa (PP), Rodolfo de Rui (Solidariedade) e Vaguinho (PPS).
O líder da oposição, o vereador Rafael Peçanha, usou seu tempo regimental de 15 minutos para apresentar um requerimento pedindo acesso ao processo de contratação da obra do deck da Praia do Forte. O pedido foi aprovado por unanimidade e respondido pelo governo na própria sessão. A documentação completa já está no gabinete do vereador para análise. “Vamos investigar a fundo o caso ainda mais, agora, de posse de todo o processo”, revelou.
A Sessão Ordinária da Casa Legislativa retorna na terça-feira (9) para discussão e votação das propostas apresentadas pelos vereadores. A sessão pode ser assistida na íntegra clicando aqui.
.