Pular para o conteúdo
Search

Confira os destaques da sessão ordinária da Câmara Municipal de Búzios desta terça (30)

Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais; o auxílio-uniforme aos agentes da Guarda Civil Municipal e o Projeto de Lei Pratas da Casa foram algumas das pautas discutidas na Casa Legislativa

Nesta terça- feira (30) ocorreu mais uma sessão na Câmara Municipal de Búzios. Dentre as pautas propostas pelos vereadores e executivo destacaram: Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais; o auxílio-uniforme aos agentes da Guarda Civil Municipal e o Projeto de Lei Pratas da Casa.

Para a conscientização da população sobre os maus-tratos aos animais, foi aprovado o Projeto de Lei 53/2022, que pretende instituir feira de adoções de animais, além de mutirões de castrações. “A campanha é uma forma de conscientizar sobre atos de crueldade, combater maus tratos e o abandono de animais, além de orientar sobre cuidados e respeito que devemos ter com a vida dos animais.”, afirma o autor do projeto, vereador Victor Santos. O projeto segue para sanção do prefeito.

Além desse projeto, a proposta de criação e concessão de auxílio-uniforme aos agentes da Guarda Civil Municipal também foi aprovada em primeiro turno. De acordo com a proposta, que será votada em segundo turno, os servidores terão direito ao auxílio desde que estejam em efetivo exercício da função e que sejam obrigados a utilizar a farda ou uniforme para trabalhar. Servidores cedidos; que ocupam cargo em comissão e/ou que estiverem de licença não terão direito ao benefício. O pagamento será realizado uma vez por ano, em parcela única, tendo março como mês de referência. O valor será definido por meio de decreto. O Projeto de Lei Complementar 4/2022 é do executivo.

O Projeto Lei “Programa Pratas da Casa” também foi aprovado e estabelece a obrigatoriedade de se oportunizar a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais, em eventos musicais que utilizam financiamento público. “O intuito da minha lei é isso, dar oportunidade para o nosso povo, as pessoas que fazem cultura”, justificou o autor do projeto, vereador Niltinho de Beloca.

Na ocasião, o vereador Aurélio Barros comentou sobre a lei de sua autoria sobre a confecção das carteirinhas para crianças autistas, que entrou em vigor na Semana Inclusiva. A proposta foi aprovada em outubro do ano passado. “Eles não precisam ser rotulados na testa que são autistas ou com qualquer outro tipo de deficiência, então a carteirinha de identificação eles têm prioridades em espaços públicos e privados”.

As sessões na Câmara Municipal de Búzios são abertas ao público, todas as terças e quintas-feiras a partir das 10 horas e tem transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Casa Legislativa.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.