Já saiu as datas das Paradas do Orgulho LGBT 2018 das cidades da Região dos Lagos! Prepare a agenda e anote o período de eventos relacionados a comunidade LGBT da região. O período de festa e comemoração, mas também de luta e visibilidade, começa em Macaé, no dia 22 de julho, e termina em São Pedro da Aldeia, no dia 30 de setembro.
Serão oito cidades que farão parte do circuito do Orgulho LGBT 2018: Macaé, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, Araruama e São Pedro da Aldeia.
Para o presidente da ONG Freedom Búzios, que organiza a parada LGBT do município, Fernando Bertozzi, o evento é importante porque coloca em evidência as questões do movimento. “Esse momento é importante para os LGBTs porque nos põem em visibilidade e mostra que também existimos. E isso é de extrema importância, principalmente em uma cidade conservadora como Búzios”, comentou Bertozzi.
Visibilidade também é importante para o presidente do grupo Ostras G Diversidade, Jhonathan de Oliveira, conhecido como Hórus. Porém, para o líder do grupo organizador da parada da diversidade LGBT de Rio das Ostras não se limita a apenas isso. Para o ativista o evento é uma oportunidade de mostrar que cidadãos conscientes não propagam homofobia.
“Somos o 3º maior evento de Rio das Ostras e isso é uma oportunidade de mostrar que não é necessário ser LGBT para tomar partido e lutar contra a LGBTfobia, principalmente na onda conservadora em que vivemos. Ainda mais que Rio está sendo considerado a Capital da homofobia. Um evento com 25 mil pessoas presentes tem o potencial de mudar isso”, afirma o presidente Hórus.
O presidente do grupo Diversidade Macaé Vida, Lino Santana, que organiza o evento do município, fala que o principal motivo do evento é propagar a diversidade LGBT e fazer ecoar a voz e luta. “A parada é para levar a nossa voz para a rua, mostrar que somos muitos e que combater a intolerância, o preconceito e o ódio é necessário. Não é só festa como muitos pensam. É luta e afirmação”, explica o presidente Lino.
O presidente do Grupo Iguais, responsável pelo evento de Cabo Frio, Rodolpho Campbel, também fala sobre a necessidade de expressão “As paradas do orgulho LGBT tradicionalmente reúnem a massa de nosso segmento para expressar e defender nosso direito de expressão afetiva e de cidadania. Ocupar um cartão postal de nossa cidade, como a Praia do Forte, é mostrar nossa força e garantir nossa representatividade”, comenta Campbel.
Veja a lista das cidades com o circuito de paradas na região:
22/07 – 13ª Parada LGBT de Macaé
05/08 – 12ª Parada LGBT de Rio das Ostras
26/08 – 9ª Parada LGBT de Arraial do Cabo
02/09 – 5ª Parada LGBT de Armação dos Búzios
09/09 – 14ª Parada LGBT de Cabo Frio
16/09 – 4ª Parada LGBT de Iguaba Grande
23/09 – 8ª Parada LGBT de Araruama
30/09 – 9ª Parada LGBT de São Pedro da Aldeia
Eventos LGBT 2018 no mundo
A International Gay & Travel Association (IGLTA) divulgou o calendário de atrações sobre o tema, que incluem o Midsumma Pride Festival, o primeiro grande evento, que acontece no próximo dia 28, na cidade de Melbourne, na Austrália.
Depois, entre os dias 02 e 18 de fevereiro será a vez do Auckland Festival, na Nova Zelândia. No mesmo período, a Pride Fort Laurderdale e a Cape Town Pride, começam respectivamente nos dias 11 e 23, este último tem duração de quase duas semanas.
No dia 03 de março é a vez da capital da Austrália receber a Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras. De 15 a 24, a Nova Zelândia sedia a Christchurch Pride. Em abril, a Miami Pride Beach agita a cidade tropical dos Estados Unidos, entre os dias 02 e 08. Já no dia 12 acontece em Orlando a Big Boy. Para fechar o mês, o Canadá vem com o Jasper Pride Festival, de 19 a 22, e o Japão traz o Tokyo Rainbow Pride, a partir do dia 29.
Maio será marcado pelas Paradas do Orgulho LGBT, como a do Rio de Janeiro, no dia 03. No mesmo dia Tel Aviv, em Israel também inicia as suas celebrações da diversidade que vão até o dia 10. Os desfiles de Nova Orleans, acontece de 8 a 10 de maio, enquanto o de Roma, na Itália, no dia 09, o de Ibiza tem seu início no dia 13 e vai até 16, na Espanha. Toronto vai gritar por igualdade nas ruas entre 22 e 24, e Dublin, na Irlanda de 21 a 30.