O projeto Conexão Mata Atlântica, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e a pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Seappa), realiza no dia 27 de maio, às 14h, no Museu do Amanhã, evento de comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica.
Para participar é preciso fazer inscrição neste link
Na ocasião, será celebrado o pagamento de mais de R$ 1 milhão em incentivos para proprietários rurais do interior do estado do Rio de Janeiro que realizaram ações de proteção da Mata Atlântica, por meio do chamado Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). O ato simbólico de entrega do cheque contará com a presença do governador Wilson Witzel, da secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e do presidente do Inea, Claudio Dutra.
O evento marcará também o lançamento do mini documentário e da exposição fotográfica itinerante “Histórias de quem produz e preserva”, que conta a trajetória de alguns dos 164 produtores rurais do estado do Rio de Janeiro, reconhecidos como prestadores de serviços ambientais.
O Conexão Mata Atlântica reconhece e incentiva produtores rurais que desenvolvem ações de conservação e restauração da floresta nativa e implementam práticas produtivas sustentáveis. Os recursos são do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).