Atento às questões ambientais, o Aretê, através do Conecta, programa que agrega os equipamentos do bairro, realizou no dia 15 de setembro um mutirão de limpeza na praia Rasa. O movimento contou com a participação do Hotel Aretê, Clube e Viveiro Aretê, restaurante Aram, Instituto Dominus, além do Villa Rasa e Secretaria de Serviços Públicos. Cerca de 70 voluntários participaram da coleta de resíduos, incluindo 40 crianças e adolescentes da escola localizada dentro do bairro planejado. A ação faz parte do programa ambiental mundial Clean Up The World em prol da limpeza das praias, oceanos, lagoas e rios por todo o mundo.
O grupo se reuniu na Sede Praia do Aretê (restaurante Aram) e na Pousada Villa Rasa para o início dos trabalhos que ainda contou com a colaboração de um trator da prefeitura para a remoção do lixo. Foram coletados 30 sacos com materiais como garrafas pet, isopor, sacolas, hastes de cotonetes e até escovas de dente.
“Esse é o segundo ano consecutivo que participamos do programa Clean Up The World com um mutirão de limpeza na Praia Rasa. Reunimos forças e convocamos novos voluntários para embarcar nessa ação que visa conscientizar sobre a importância da manutenção da limpeza de nossas praias. Esse ano tivemos a importante participação de crianças, os maiores multiplicadores dos valores de sustentabilidade e amor pelo meio ambiente. Somos privilegiados por estarmos cercados pela natureza em um lugar como Buzios. É nosso dever zelar e preservar as nossas praias”, defende Carlos Werneck, diretor do Hotel Aretê.
” Essa ação da qual participamos nos fez refletir sobre como a população de Armação de Búzios não tem o devido cuidado com o descarte do seu lixo. Nós vimos o resultado dessas ações, por exemplo, com uma lata de achocolatado totalmente enferrujada e que provavelmente já estava jogada ali há muito tempo, prejudicando o meio ambiente”, Gaia Txo, 13 anos.
O Aretê vem desenvolvendo ações de sustentabilidade em todos os seus equipamentos. O Viveiro Aretê, que fez parte do movimento, foi aberto ao público em agosto e é o único local de produção de mudas nativas em larga escala no município. Em uma área de 23 mil m² é feita a geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região utilizadas para a recuperação florestal e paisagismo do bairro. São mais de 50 espécies vegetais, pioneiras e não pioneiras, em diferentes estágios de desenvolvimento e modos de cultivo, incluindo espécies ameaçadas, como o Pau Brasil. Já foram produzidas mais de 80 mil mudas para o Projeto de Restauração Florestal do Aretê, com a cobertura de uma área de 10 hectares, ou seja, cerca de 9 campos de futebol. Até o final do ano a previsão é concluir uma área total de 20 hectares de floresta recuperada dentro do bairro. O Viveiro Aretê está aberto para visitação guiada com agendamento prévio.
Em 2021 o Aretê foi vencedor do Prêmio Firjan Ambiental na categoria “Água e efluentes”. O projeto Utilização de Água de Reuso para Irrigação do Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios, em prática desde 2020, viabilizou a totalidade da irrigação do campo de golfe com água proveniente do tratamento terciário do esgoto da cidade de Búzios, somada a captação de água de chuva no bairro. Uma verdadeira inovação nos padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos, resultando em benefícios econômicos, ambientais e sociais.
“A incorporação da água de reuso no sistema de irrigação do campo de golfe do Clube Aretê reflete a sintonia do empreendimento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. A equipe do Opportunity Imobiliário e seus consultores ambientais, com um olhar apurado para as demandas do projeto e condições locais, conseguiu duas soluções: garantir o abastecimento de água para usos que não necessitam de água potável, deixando de extrair esse recurso e, ao mesmo tempo, desviar o lançamento de parte do esgoto tratado dos canais que conduziam até a praia. Ou seja, benefícios para o empreendimento, para o meio ambiente e para a sociedade. Atualmente essa água também é utilizada na irrigação do paisagismo do bairro”, comemora Pedro Bulhões, Lider de engenharia do Aretê do Opportunity Imobiliário
O Hotel Aretê, por sua vez, vem caminhando para se transformar em um empreendimento verde, ou seja, que aplica a responsabilidade ambiental em suas práticas. São ações que colaboram com a conservação do meio ambiente e possibilitam que seus hóspedes tenham uma permanência mais consciente. Uma delas é a utilização de sacos de papel craft 100% biodegradáveis em todos os banheiros dos 46 quartos, assim como nas áreas comuns. Atualmente é feita a separação e compostagem de praticamente 100% dos resíduos orgânicos gerados na cozinha, que é coletado e levado para um local de processamento que o transforma em terra fértil. Esse adubo é utilizado na horta orgânica do hotel, em um projeto sustentável e circular.
A Clean Up the World é um dos maiores programas ambientais de base comunitária no mundo, já tendo envolvido 35 milhões de voluntários em 133 países. Um dos objetivos é inspirar um bilhão de pessoas em todos os continentes a agir com leveza, limpar e conservar o planeta, em esforços globais para combater a poluição por resíduos e plásticos. O mutirão de limpeza realizado pelo Aretê na Praia Rasa, que ocorre na mesma semana em que diversa ações de limpeza serão realizadas nas praias da capital fluminense, foi registrado no programa ambiental, fundado em 1993.
Sobre o Aretê
Em desenvolvimento há cerca de cinco anos pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, o Aretê Búzios é cercado por canais navegáveis com acesso ao mar, conectando regiões e possibilitando uma diversidade de esportes náuticos e terrestres de alta performance. Com um complexo esportivo que reúne variados equipamentos e a possibilidade de mais de 20 modalidades voltadas ao alto rendimento, todas ao ar livre, o Aretê tem a estonteante natureza buziana como pano de fundo. O bairro, com casas e lotes, conta ainda com diversos equipamentos esportivos e de lazer como uma pista de ciclismo, um clube com três sedes, incluindo um campo de golfe, além de aeroporto, o Hotel Aretê, marina, o Instituto Dominus e uma fábrica de cerveja artesanal que em breve entrará em operação. Ao final de seu desenvolvimento o Aretê Búzios ocupará uma área de seis milhões de metros quadrados.