O condomínio de locação para temporada Vila Pitangas, situado na Praia de Manguinhos, em Búzios, na Região dos lagos do Rio, tomou uma decisão marcante em resposta a preocupações dos moradores locais. Em comunicado público, o condomínio anunciou o fim das locações para festas de casamento, enquanto compromete-se a honrar todos os eventos já agendados.
A medida surge após uma notificação extrajudicial da Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) no mês de junho. A Amanrasa expressou preocupações legítimas sobre o ruído excessivo decorrente das festas comerciais e casamentos realizados no local. Os moradores alegaram que o volume do som ultrapassava os limites legais, causando desconforto, e que tais eventos também resultavam em aumento do tráfego local e acumulação de resíduos.
Os sócios da Villa Pitangas, incluindo o atual técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, receberam a notificação da Amanrasa, que alertou sobre possíveis medidas jurídicas caso não fosse providenciado isolamento acústico no local. A Amanrasa, em seu comunicado, declarou que não se opõe ao mercado de casamentos, reconhecendo sua importância para o turismo e a economia local. A entidade defende apenas o cumprimento das leis em áreas residenciais.
No mesmo comunicado, a Villa Pitangas explicou que sua decisão de encerrar as locações para festas de casamento é baseada na busca por uma convivência harmoniosa com a comunidade local, enfatizando a importância do bom relacionamento. No entanto, também defendeu que suas atividades anteriores estavam em conformidade com as normas de postura do município e demais órgãos competentes.