Pular para o conteúdo
Search

Condetur entrega carta ao governador Claudio Castro com indicações para a região da Costa do Sol

Região turística é a maior do estado. Foto divulgação.

Cidades têm como principal fonte de renda a atividade turística e as sugestões de melhorias na infraestrutura são investimentos para fomentar o setor no futuro

A atividade turística cresceu nitidamente no mundo todo e com isso é preciso investimentos para elevar a economia e trazer cada vez mais visitantes. Porém, há situações que podem reverter a boa imagem de uma cidade, diante disso o Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur) entregou uma carta ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, com indicações de melhorias para a região.

A carta traz apontamentos como intervenções em importantes rodovias de acesso à Costa do Sol, segurança pública, tratamento de esgoto e distribuição de água, transportes, entre outros.

As indicações foram entregues no lançamento do Programa Turismo Presente, que aconteceu nesta terça-feira (18) no Palácio Guanabara. Estiveram presentes e o governador Claudio Castro e o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuco.

Carta foi entregue durante p lançamento do Programa Turismo Presente. Foto divulgação

A carta foi produzida durante o Fórum Regional de Turismo, realizado em setembro, e deveria ter sido entregue ao governado no evento regional, porém, por conta da agenda Claudio Castro não pode participar e nem recebeu a carta na época.

“Esperamos que seja realizado as intervenções que pedimos. Temos por exemplo um hospital tão importante como em Barra de São João que está fechado, é um prejuízo para a população. Uma região turística tão importante como essa. Temos estradas em situações precárias, isso depõe contra o turista, contra a cidade e o país”, explica o presidente do Condetur, Marco Navega que completa: “Devemos atender bem a população, em contrapartida estamos atendendo bem o visitante”.

Lançamento do Turismo Presente

A Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria de Estado de Cidades lançaram, na terça-feira (18), o Programa Turismo Presente, que prevê obras de infraestrutura turística no estado do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu no Palácio Guanabara e contou com a presença do governador Claudio Castro e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca. O decreto nº 47.878, assinado pelo governador Claudio Castro em dezembro, determina a concepção, planejamento e execução de ações junto aos municípios do estado do Rio de Janeiro, voltadas para a melhoria da infraestrutura turística regional e municipal e da qualidade de vida e do bem-estar da população fluminense.

Segundo Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, o projeto inicial é da ordem de R$ 100 milhões já autorizados dentro do PAC RJ (Plano Anual de Contratações). “Esse projeto de intervenções na infraestrutura turística surgiu durante a realização dos Fóruns Regionais do Turismo Fluminense, realizados pela Setur no ano passado. Durante os eventos tivemos a oportunidade de perceber os gargalos de cada região turística através dos encontros com os gestores do setor do interior. E a principal reivindicação foi justamente em relação à infraestrutura das cidades. Daí surgiu o Turismo Presente, que pretende melhorar a recepção dos turistas que circulam pelas cidades fluminenses e garantir uma permanência de excelência”, explicou o secretário.

“O turismo tem sido essencial para a retomada da economia fluminense. Nós somos o cartão-postal do Brasil e da América Latina, temos uma capital maravilhosa e um interior belíssimo. Nos últimos meses, estamos reforçando a infraestrutura e a segurança de todo o nosso estado, qualificando os setores turísticos do interior e dando condições adequadas para receber visitantes. Esse diálogo com os municípios é o que precisamos para o Rio de Janeiro continuar crescendo “, disse o governador.

Durante a cerimônia foi assinado o Protocolo de Intenções para a implementação do Programa pelo governador Claudio Castro; pelo secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; e pelo prefeito de Quatis, Aluísio d’Elias, que representou os prefeitos que já estão com projetos em andamento.

A solenidade aconteceu no Palácio Guanabara . Foto divulgação

Ações da setur-RJ propostas pelo decreto

A Secretaria de Estado de Turismo ficará responsável pela criação e gerenciamento do Comitê de Gestão do Turismo Presente. Entre as ações de sua competência estão a formulação e planejamento das ações do Programa, manter diálogo institucional com os municípios e demais entes federativos e outros órgãos públicos e a formalização das ações. Além disso, a Setur-RJ deve acompanhar e controlar a execução de tudo o processo, realizar avaliações periódicas, emitindo relatórios tecnicamente embasados e editar atos e regulamentos necessários para o pleno e eficiente andamento do Programa.

O decreto propõe que as ações do Turismo Presente sejam direcionadas às seguintes áreas: construção, revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico, tais como saneamento básico, terminais rodoviários, fluviais e marítimos, construção e recuperação de estradas, mirantes e portais, entre outros. A implantação de ruas turísticas completas e a sinalização turística e interpretativa também fazem parte do decreto.

Passo a Passo para participar do Programa

O município interessado deve protocolar um ofício com o pedido de adesão junto ao Comitê de Gestão na Setur-RJ, conforme orientações do Art 7º do Decreto Estadual nº 47.878, de 16 de dezembro de 2021.

O Comitê realiza a análise documental e técnica da documentação enviada, gerando um relatório técnico com a aprovação ou não do pleito municipal e suas justificativas.

Caso haja necessidade de alterações no material enviado pelo município, este terá até 5 dias úteis para reenvio. Em seguida, o Comitê fará nova análise e assim sucessivamente.

Após o parecer favorável ao pleito, a Setur-RJ encaminhará o processo à SECID – Secretaria das Cidades – para emissão de relatórios e manifestações que atestem a viabilidade técnica e financeira da execução do objeto proposto.

A SECID analisará os documentos e seguirá os trâmites para celebração dos Termos de Cooperação a serem celebrados entre o Estado do Rio de Janeiro, através da SECID, com os entes municipais.

Em seguida, é celebrado o Acordo de Cooperação Técnica com o município.

A SECID dá prosseguimento dando início à abertura de procedimento licitatório e contratação da empresa para execução do projeto.

Após essa etapa é dado início à execução das obras.

Para tirar dúvidas, a Secretaria de Estado de Turismo disponibilizou um e-mail. Basta enviar mensagem para [email protected]

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.