O novo concurso público da Prefeitura de Armação dos Búzios segue avançando e deve atrair cerca de 40 mil inscritos, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca responsável pela organização do certame. A projeção considera o histórico de alta concorrência em seleções anteriores realizadas no município, como o concurso de 2012, que recebeu mais de 43 mil inscrições.
A nova fase do processo envolve a contratação de uma instituição financeira encarregada da emissão e registro dos boletos de pagamento das taxas de inscrição. O pregão eletrônico, que havia sido iniciado em outubro, foi refeito e agora recebe propostas até 3 de dezembro, às 14h. A estimativa de inscrições consta no termo de referência que fundamenta a contratação.
O município mantém contrato ativo com o Ibam desde 2022, firmado pela Secretaria de Administração. À banca caberia realizar estudos técnicos, revisar a reestruturação administrativa, o Estatuto dos Servidores e o plano de cargos, carreiras e vencimentos, além de definir os parâmetros do concurso. Mesmo assim, o edital não avançou de fase desde então.
A realização da seleção integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Búzios e o Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Cabo Frio. O TAC exige a reposição de pessoal em áreas essenciais e a regularização do quadro efetivo.
O processo começou ainda em 2020, quando o então prefeito em exercício, Henrique Gomes, instaurou um procedimento administrativo para viabilizar o concurso, posteriormente encaminhado à Procuradoria-Geral do Município. À época, cargos considerados estratégicos foram cogitados, entre eles procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista, agente administrativo, entre outros.
A expectativa pela abertura do novo concurso existe desde 2019, quando a administração afirmou que as novas vagas contemplariam carreiras não incluídas no edital anterior ou funções cujo cadastro de reserva estivesse esgotado.
Último concurso teve 1.567 vagas e quase 44 mil inscritos
Segundo dados da Folha Dirigida, a última seleção pública para efetivos ocorreu em 2012 e ofertou 1.567 vagas distribuídas entre as áreas de Saúde (510 vagas), Educação (619) e quadro geral (438). Na época, os salários iniciais variavam entre R$ 622 e R$ 9.450.
A avaliação contou com provas objetivas (30 a 50 questões), além de etapas específicas, como prova discursiva para advogado; avaliação prática para merendeiro, cozinheiro e motorista; teste de Aptidão Física (TAF) para guarda municipal e guarda marítimo ambiental e prova de títulos para professores.


