Clientes da Rio+Saneamento poderão tirar dúvidas e obter informações sobre o início dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Carapebus, nesta quarta-feira, 14/06. Equipes da concessionária estarão na praça principal da cidade, disponíveis para atendimento à população, das 9h às 16h.
Na ação, os moradores poderão conhecer mais detalhes sobre os serviços prestados pela Rio+Saneamento, que começa uma nova etapa da operação em parte da cidade, a partir do próximo mês. O serviço de coleta e tratamento de esgoto trará benefícios para a região, com impactos positivos ao meio ambiente e à saúde da população.
A Associação dos Pescadores de Carapebus espera que os trabalhos contribuam para a melhoria da qualidade da água da Lagoa de Jurubatiba, que atualmente está poluída devido à grande quantidade de esgoto despejada in natura no local.
“Eu aprendi a pescar com meu pai. Nós tínhamos, na cidade, a usina e muita gente trabalhava na pesca para complementar a renda. Essa lagoa era como uma empresa que dava emprego para muita gente”, afirma o pescador Manoel de Castro.
“O volume de água que chega em nossas casas é praticamente o mesmo de esgoto que sai, poluindo nossa lagoa. Os peixes que ainda existem aqui estão contaminados”, lamenta o outro morador, Paulo César Dias, conhecido como Paulinho Do Caxanga.
A Rio+Saneamento já iniciou as obras, estudos e contratação de pessoal especializado na área para operar o serviço de esgoto com eficiência.
“Vamos começar pelo centro da cidade, mas, em breve, esperamos expandir a atuação para os outros bairros. Nossa meta é mudar a história do saneamento em Carapebus e nos outros municípios onde a Rio+ está presente”, ressalta Thiago Freire, gerente operacional da regional Norte Fluminense da concessionária.