Também foram realizados 16 registros de ocorrência e cinco prisões em parceria com a Polícia Civil
A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Macaé, identificou 240 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residenciais, além da abertura de 16 registros de ocorrência e cinco prisões nestes segmentos.
Com objetivo de combater irregularidades e furtos, a operação realizou sua 25ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 11.389 clientes, sendo 10.492 residências e 897 comércios nas 18 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Serviços realizados durante a operação
Os moradores do município também puderam solicitar vários serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por meio de uma unidade móvel de atendimento da Enel Rio. Essa unidade móvel tem por objetivo facilitar o acesso dos clientes aos serviços, além de garantir que o atendimento seja realizado respeitando as medidas de higiene e distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. Ao todo, foram realizados 79 atendimentos comerciais.
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também disponibilizou dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 216 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 110 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.