Search
Degradê com CSS

Comunitários do projeto NEA-BC realizam abaixo-assinado para construção de acesso à condomínios em Macaé

A movimentação começou em dezembro e conta com 123 assinaturas. Imagem divulgação
A movimentação começou em dezembro e conta com 123 assinaturas. Imagem divulgação

Iniciativa pede uma escadaria e uma rampa para redução de percurso de 209 metros para 42 metros

Os comunitários do projeto NEA-BC estão realizando um abaixo-assinado na plataforma Avaaz, em que solicitam da Prefeitura a construção de uma escadaria e uma rampa, ligando a parte alta da rua de acesso aos condomínios Total Ville, no bairro Virgem Santa, em Macaé. Segundo eles, o percurso seria reduzido de 209 metros para 42 metros. A movimentação começou em dezembro e conta com 123 assinaturas. 

Para acessar o local, os pedestres precisam percorrer 209 metros de um trecho com declive extremamente acentuado, trajeto que se torna difícil para idosos, pessoas com deficiência, crianças, gestantes, mães com crianças de colo e pessoas que carregam compras pesadas.

Desde 2014 morando no condomínio e utilizando o transporte público na região, Katiane Malaquias conta que a dificuldade de acessibilidade até o ponto de ônibus e o centro comercial da cidade é antiga.

“Logo que cheguei aqui estava grávida e sentia muita dificuldade em descer e subir o morro de acesso aos condomínios. No ponto de ônibus me deparava com outros moradores falando sobre o mesmo assunto. Sempre ajudei pessoas a subir com sacolas pesadas, vendo suas dificuldades e com intuito de amenizar nossa árdua rotina. Acredito que um acesso mais facilitado, assim como outros condomínios possuem, nos ajudará bastante e aliviará aqueles que têm mais dificuldade de mobilidade”, contou.

De acordo com o educador Social do projeto NEA-BC, Saulo da Costa, o abaixo-assinado tem o objetivo de reunir assinaturas da população macaense, especialmente de moradores dos condomínios Total Ville. Com a construção de uma escadaria e uma rampa ligando a parte alta da rua de acesso aos condomínios até a Estrada Virgem Santa, o percurso reduziria de 209 metros para 42 metros.

Ainda segundo Saulo, a ação é em apoio à necessidade da comunidade, tendo em vista o objetivo do projeto de compartilhar conhecimentos que contribuam para o protagonismo das pessoas que queiram transformar a região em que vivem.

“O abaixo-assinado é uma das ações estratégicas que visam buscar engajamento da sociedade local na causa e demonstrar aos gestores públicos a relevância de se construir uma rampa e uma escada de acesso aos moradores do bairro Virgem Santa, em Macaé. É necessário mobilizar a comunidade local para legitimar esta ação comunitária”, enfatizou o educador.

Para apoiar essa campanha de extrema importância para a comunidade macaense, clique neste link.

A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, e está alinhada aos objetivos do projeto, que busca dar voz às necessidades da comunidade.

A Prensa perguntou a Prefeitura se esse assunto chegou ao conhecimento do governo, se está sendo estudada alguma medida e quais seriam elas, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!