Pular para o conteúdo
Search

Comunitários do projeto NEA-BC realizam abaixo-assinado para construção de acesso à condomínios em Macaé

A movimentação começou em dezembro e conta com 123 assinaturas. Imagem divulgação

Iniciativa pede uma escadaria e uma rampa para redução de percurso de 209 metros para 42 metros

Os comunitários do projeto NEA-BC estão realizando um abaixo-assinado na plataforma Avaaz, em que solicitam da Prefeitura a construção de uma escadaria e uma rampa, ligando a parte alta da rua de acesso aos condomínios Total Ville, no bairro Virgem Santa, em Macaé. Segundo eles, o percurso seria reduzido de 209 metros para 42 metros. A movimentação começou em dezembro e conta com 123 assinaturas. 

Para acessar o local, os pedestres precisam percorrer 209 metros de um trecho com declive extremamente acentuado, trajeto que se torna difícil para idosos, pessoas com deficiência, crianças, gestantes, mães com crianças de colo e pessoas que carregam compras pesadas.

Desde 2014 morando no condomínio e utilizando o transporte público na região, Katiane Malaquias conta que a dificuldade de acessibilidade até o ponto de ônibus e o centro comercial da cidade é antiga.

“Logo que cheguei aqui estava grávida e sentia muita dificuldade em descer e subir o morro de acesso aos condomínios. No ponto de ônibus me deparava com outros moradores falando sobre o mesmo assunto. Sempre ajudei pessoas a subir com sacolas pesadas, vendo suas dificuldades e com intuito de amenizar nossa árdua rotina. Acredito que um acesso mais facilitado, assim como outros condomínios possuem, nos ajudará bastante e aliviará aqueles que têm mais dificuldade de mobilidade”, contou.

De acordo com o educador Social do projeto NEA-BC, Saulo da Costa, o abaixo-assinado tem o objetivo de reunir assinaturas da população macaense, especialmente de moradores dos condomínios Total Ville. Com a construção de uma escadaria e uma rampa ligando a parte alta da rua de acesso aos condomínios até a Estrada Virgem Santa, o percurso reduziria de 209 metros para 42 metros.

Ainda segundo Saulo, a ação é em apoio à necessidade da comunidade, tendo em vista o objetivo do projeto de compartilhar conhecimentos que contribuam para o protagonismo das pessoas que queiram transformar a região em que vivem.

“O abaixo-assinado é uma das ações estratégicas que visam buscar engajamento da sociedade local na causa e demonstrar aos gestores públicos a relevância de se construir uma rampa e uma escada de acesso aos moradores do bairro Virgem Santa, em Macaé. É necessário mobilizar a comunidade local para legitimar esta ação comunitária”, enfatizou o educador.

Para apoiar essa campanha de extrema importância para a comunidade macaense, clique neste link.

A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, e está alinhada aos objetivos do projeto, que busca dar voz às necessidades da comunidade.

A Prensa perguntou a Prefeitura se esse assunto chegou ao conhecimento do governo, se está sendo estudada alguma medida e quais seriam elas, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.