O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), lança no próximo sábado (29), às 16h, a exposição fotográfica “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia”, do fotógrafo de Ricardo Alves. A mostra reúne registros de comunidades quilombolas da Região dos Lagos e ficará aberta ao público até 19 de janeiro de 2019.
A nova exposição temporária do Mart traz ao público a cultura dos quilombos remanescentes de “Preto Forro”, “Maria Romana”, “Botafogo”, “Maria Joaquina” e da fazenda “Espírito Santo”, em Cabo Frio. Utilizando a fotografia como instrumento na assistência técnica à agricultura familiar desde 1999, Ricardo Alves possibilita a valorização, o reconhecimento e a identificação de comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos por meio de imagens em cor, e preto e branco.
Além de fotógrafo, Ricardo também é técnico agrícola. “Passei a atuar junto à comunidade de “Preto Forro” em 2011, quando eles conquistaram a regularização fundiária. A tradição musical e objetos das comunidades compõem o percurso expositivo, contribuindo para comunicar o cotidiano quilombola” – explica o artista.
A abertura da exposição (29 de setembro), acontece durante a Feira Agroecológica do Convento, que acontece nos jardins do Museu e, contará com a apresentação do “Batuque Quilombola” (Quilombo de Sobara), “Afronide” (Quilombo Preto Forro) e o “Grupo Raízes do Quilombo” (Quilombo Botafogo) com samba fundo de quintal.
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio funciona no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, terça à sexta-feira das 10 às 17h. Sábados e feriados, das 14 às 18h.