Pular para o conteúdo
Search

Comunidade escolar não aceita o fim do ensino médio noturno em colégio de Búzios

Após o ato em frente ao Colégio Municipal Paulo Freire, sobre o possível fechamento da unidade, nessa segunda-feira (22), onde mais de 100 pessoas  rumaram juntas pela Estrada da Usina para a Prefeitura gritando palavras de ordem, outra ação é marcada para esta terça (23), às 10h em frente ao Ministério Público de Búzios.

Na primeira manifestação, não havia ninguém no gabinete do prefeito. A GM acompanhou os manifestantes e logo após a prefeitura o ato seguiu para a Secretaria de Educação. Às 16h a Secretaria fechou e não recebeu a comissão do movimento. Informações dos organizadores é que ao saírem da Secretaria, abriram novamente as portas.
Não para por aí, o representante da Alerj, Rafael Duarte(PSol), protocolou uma carta pedindo explicações sobre o fechamento do turno noturno do Paulo Freire, a supressão de vagas do ensino médio . Ao todo 590 alunos se formam no 9° ano, apenas o Colégio Oliveira Bota não daria conta, de acordo com o SEPE. E o Paulo Freire disponibilizou para o Ensino Médio regular apenas 35 vagas em turma de primeiro ano. O Botas no turno da noite conta apenas com o EJA e não ensino médio regular.

A secretária de educação, Deisemar Gonçalves, deu explicações dobre os ocorridos. “As turmas do terceiro turno do
Ensino Médio estão sendo remanejadas para o Oliveira Botas. A escola Juvenal está sendo remanejada, provisoriamente, para a Eulina, sem diminuição de turmas”, explicou a secretária mais conhecida como Deise.

Lembrando que, em 2016, o município entrou com um processo contra o Estado pedindo a estadualização do Colégio há dois anos. Segundo a SEPE, o Estado fechou 231 escolas. Esse é o principal argumento do qual está levando a crer os ativistas que vá haver fechamento do Paulo Freire.

Um dos ativistas e artistas conhecidos da cidade, o Tio Leo, convocou todos através de suas redes sociais. “Convoquem todos. Nesta terça-feira, dia 23, em frente ao Ministério Público de Armação dos Búzios. Contamos com vocês”, disse.

NOTA DOS MANIFESTANTES

Na segunda-feira (22 de Janeiro) a comunidade escolar e a sociedade buziana manifestou-se contra o encerramento do turno da noite do Colégio Municipal Paulo Freire e o fechamento das turmas. Nem a Prefeitura e nem a Secretaria de Educação receberam a população, que seguiu até o Ministério Público para solicitar uma audiência com o Promotor de Justiça Leonardo Monteiro Vieira. O MP atendeu a solicitação e marcou uma reunião para a terça (23 de Janeiro), às 11h, com a comunidade escolar e a Prefeitura. Por isso, nesta terça-feira (23), às 10h, convidamos toda a população ao MP-RJ Buzios para somar-se a essa reivindicação contra o encerramento do curso noturno do Colégio Paulo Freire e a diminuição de vagas.

Para republicação citar fonte com link.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.