Pular para o conteúdo
Search

Comunidade escolar de Cabo Frio realiza ato pela Escola Municipal Américo Vespúcio

Comunidade escolar no ato em defesa da Escola Municipal Américo Vespúcio. | Imagem: SEPE Lagos | Reprodução

Unidade pode encerrar turmas por conta da baixa demanda de alunos

Com a notícia de que a Escola Municipal Américo Vespucio, que fica localizada no bairro Parque Burle, em Cabo Frio, poderia encerrar as atividades, a comunidade escolar organizou um ato simbólico em frente à unidade. A mobilização de alunos, pais, professores, servidores, moradores do entorno, além do SEPE Lagos, aconteceu no sábado (19). Juntos deram um abraço simbólico no prédio. Após o ato foi anunciado uma plenária contra o fechamento da escola que acontecerá na própria unidade nesta terça-feira (22), às 19h.

A justificativa do governo municipal para o encerramento de turmas é a baixa demanda de alunos e os altos custos de manutenção do prédio. Essa redução da procura pela unidade vem sendo identificada pela Secretaria de Educação desde 2012. A escola atende do 6º ao 9º ano e, atualmente, há 301 alunos matriculados para o ano letivo de 2022. A unidade tem capacidade para 900 estudantes e apresentou queda no número de matrículas de 822, em 2012, para 301, em 2022.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a possibilidade de encerramento das turmas foi conversada durante uma reunião entre a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, e o corpo docente. Na ocasião foi apresentado o panorama e busca soluções, entre elas, o remanejamento de alunos e servidores para unidades próximas, como a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, capaz de absorver a demanda. A pasta reforçou que toda a movimentação, se houver, será discutida com a equipe técnica da pasta e com a comunidade escolar, sem prejuízo para os servidores e alunos da unidade escolar.

Caso o encerramento das turmas se concretize, o município precisará dar outra ocupação para o prédio, que conta com uma estrutura de refeitório, biblioteca, auditório, quadras esportivas, laboratório de informática, sala de leitura e boa parte do pátio coberto. Uma das possibilidades, é se tornar o prédio da Secretaria de Educação. Durante a live da Prensa, na semana passada, o prefeito José Bonifácio falou sobre essa alternativa, mas disse que gostaria de ceder o para a Universidade Federal Fluminense (UFF), que já ocupou o prédio anteriormente com o curso de administração à noite, mas que, não sei os motivos, saiu de Cabo Frio, e hoje a UFF está em Rio das Ostras.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.