Unidade pode encerrar turmas por conta da baixa demanda de alunos
Com a notícia de que a Escola Municipal Américo Vespucio, que fica localizada no bairro Parque Burle, em Cabo Frio, poderia encerrar as atividades, a comunidade escolar organizou um ato simbólico em frente à unidade. A mobilização de alunos, pais, professores, servidores, moradores do entorno, além do SEPE Lagos, aconteceu no sábado (19). Juntos deram um abraço simbólico no prédio. Após o ato foi anunciado uma plenária contra o fechamento da escola que acontecerá na própria unidade nesta terça-feira (22), às 19h.
A justificativa do governo municipal para o encerramento de turmas é a baixa demanda de alunos e os altos custos de manutenção do prédio. Essa redução da procura pela unidade vem sendo identificada pela Secretaria de Educação desde 2012. A escola atende do 6º ao 9º ano e, atualmente, há 301 alunos matriculados para o ano letivo de 2022. A unidade tem capacidade para 900 estudantes e apresentou queda no número de matrículas de 822, em 2012, para 301, em 2022.
Em nota, a Secretaria de Educação informou que a possibilidade de encerramento das turmas foi conversada durante uma reunião entre a secretária de Educação, Elicéa da Silveira, e o corpo docente. Na ocasião foi apresentado o panorama e busca soluções, entre elas, o remanejamento de alunos e servidores para unidades próximas, como a Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, capaz de absorver a demanda. A pasta reforçou que toda a movimentação, se houver, será discutida com a equipe técnica da pasta e com a comunidade escolar, sem prejuízo para os servidores e alunos da unidade escolar.
Caso o encerramento das turmas se concretize, o município precisará dar outra ocupação para o prédio, que conta com uma estrutura de refeitório, biblioteca, auditório, quadras esportivas, laboratório de informática, sala de leitura e boa parte do pátio coberto. Uma das possibilidades, é se tornar o prédio da Secretaria de Educação. Durante a live da Prensa, na semana passada, o prefeito José Bonifácio falou sobre essa alternativa, mas disse que gostaria de ceder o para a Universidade Federal Fluminense (UFF), que já ocupou o prédio anteriormente com o curso de administração à noite, mas que, não sei os motivos, saiu de Cabo Frio, e hoje a UFF está em Rio das Ostras.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.