O CircoLo Social de Búzios participa esta semana do “II Festival de Circo Social Nossa América” esta semana. O evento começa nesta segunda (1º) e segue até 6 de agosto, em Mogi Mirim, no estado de São Paulo. Além de colaborar com a produção do Festival, o CircoLo Social atuará levando 3 oficinas, 1 espetáculo e compondo uma Mesa Temática.
O festival receberá organizações sociais de todo o Brasil que utilizam o circo como ferramenta de desenvolvimento social, em uma programação recheada de atrações e atividades totalmente gratuitas à população.
A segunda edição será realizada sob produção cultural do ICA, que integra a Rede Circo do Mundo Brasil, rede apoiada pelo Cirque du Soleil e Cirque du Monde e conta com o apoio da WLM e da Cartonifício Valinhos.
As oficinas ministradas pelo CircoLo Social são:
- Eu, o outro e o espaço: Oficina de conscientização corporal e jogos cênicos, ministrado por Marina Makhohl
- O coletivo coreográfico: Oficina de montagem coreográfica com grande número de integrantes, ministrado por Sebastian Lyfe
- Malabares desde o princípio: Oficina lúdica para iniciantes e educadores circenses que apresenta toda a família básica dos aparelhos de malabares até truques intermediários, ministrado por Gabriel Galdino.
O espetáculo é ‘Outrora’, que conta com um elenco de 14 participantes entre crianças e jovens participantes do Projeto CircoLo Social.
O espetáculo convida o público a revisitar marcos culturais das últimas décadas que influenciaram a forma como nos comunicamos e vemos o mundo atualmente.
A direção é de Sebastian Lyfe com a assistência de Gabriel Galdino, que também compõe o elenco.
E, na Mesa Temática com o tema ‘O circo social na pandemia’ Antonio Carlos Pap e Marina Makhohl colaborarão falando um pouco sobre a experiência do CircoLo Social de Búzios.
Este será o segundo festival nacional de circo social, o primeiro aconteceu em 2010.