Pergunto ao leitor: você deixariam um político fazer o parto da sua filha querida? Claro que não: a filha não nasceria, ou então, viria a este mundo com tantas emendas que deformariam a criança.
Aí faço outra pergunta: Búzios nasceu? Claro que não; os políticos, donos da emancipação, para tirarem o feto da barriga da mãe Cabo Frio meteram o fórceps e cutucaram de todo o jeito o pré naturo. Conclusão, Búzios não nasceu de parto normal. Búzios foi abortada e para nascer emendaram ela toda, tiraram um pedaço daqui outro pedaço dali. Vide Maria Joaquina, vide o Centrinho, vide o escambau a quatro.
Se Jesus teve apenas os Três Reis Magos, a bebê Búzios teve logo um montão de padrinhos. Fizeram uma Prefeitura, alugaram uma Câmara Municipal, Secretárias, Diretorias, Chefes, chefetes, aspones, fantasmas, puxa sacos aos montes, e até alguns bem intencionados.
Se algum vereador merecer ficar na historia de Búzios, este será o Octavio Raja Gabaglia, pela lei que criou quando era vereador de Cabo Frio…
Com a emancipação só encrencas, querem ver: 1- você ao telefonar para Cabo Frio tem de pagar interurbano; 2- o teu ônibus para Cabo Frio tem tarifa muito mais cara, é intermunicipal; 3- os donos das vans de Búzios não podem levar os passageiros a Cabo Frio; 4- o teu carro com placa de Cabo Frio tem de pagar estacionamento aqui em Búzios e você então tem de pagar a transferência de seu carro para Búzios, paga Dudas e vistorias; 5- você associado Unimed, morador de Búzios, não tem atendimento aqui. A única exceção é o fisioterapeuta Toninho, e o laboratório que somente coleta o material e envia para Cabo Frio; 6- Cada vez que você cria um novo município, novos limites são demarcados e todos sabemos que as divisas são um lugar de sombra, onde nenhum município confrontante faz nada. Vide os moradores de Mar ia Joaquina.
Querem mais? É só pensar um pouco e acharão um monte de desvantagens.
Aí eu faço outra pergunta. Vocês preferem, no caso do Rio de Janeiro, serem moradores de um bairro da cidade do Rio de Janeiro, como o Leblon, Barra , Copa, Tijuca, São Cristovão, ou serem emancipados e morarem em Nilópolis, Queimados, São João do Meriti e outros Municípios vizinhos?
Ao invés de estarmos nos estressando com guerrinhas entre políticos, não seria o caso de lutarmos por um plebiscito onde a pergunta seria: Você quer voltar a ser o bairro chic (distrito) de Cabo Frio melhor respondam: valeu a pena a emancipação?
Texto de opinião. Não corresponde necessária mente a opinião do Prensa