A Comissão de Transportes Públicos, Acessibilidade, Mobilidade Urbana, Segurança e Ordem Pública da Câmara de Vereadores Rio das Ostras recebeu a Associação dos Taxistas de Rio das Ostras (Astro) para escutar as demandas da categoria em relação a concorrência com os carros que fazem transporte por aplicativo no município. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 13.
A Astro entregou um documento solicitando a suspensão provisória de taxas como ISS, taxa de vistoria e cartão de autonomia até que seja regulamentado a situação dos prestadores de serviço por aplicativo. Em contrapartida, eles sugerem que seja criado um imposto único para aqueles que prestam serviço de transporte para até sete lugares na cidade. “Solicitamos que enquanto não houver a regulamentação dos aplicativos ocorra esta isenção, pois, atualmente, cerca de 70% da renda dos taxistas se encontra comprometida, impossibilitando os pagamentos destas taxas. A reunião foi bem positiva e acreditamos que seremos atendidos”, completou o presidente da associação, Valter Porto.
Representaram o legislativo o presidente da Comissão, Wagner Albuquerque, e o membro, André dos Santos Braga. De acordo com o vereador Braga, estas demandas estavam chegando por meio de alguns taxistas e foram formalizadas na reunião. “Vamos juntos com o prefeito estudar e ver a melhor forma de fomentarmos esta atividade em nosso município”. O vereador Misaías Machado é o relator desta mesma comissão.
O ofício entregue informou ainda que existem, em Rio das Ostras, quase 500 carros dentro do município que faz o trabalho de transporte por meio de aplicativo. O documento será estudado pela Comissão de Transportes Públicos, Acessibilidade, Mobilidade Urbana, Segurança e Ordem Pública e, em seguida, levado ao Executivo. Assim que tiver uma resposta da Prefeitura, uma nova reunião será remarcada com os taxistas.