Segundo a instituição, o encontro foi solicitado pelos moradores, preocupados com a falta de um secretário à frente da pasta ambiental
“As ameaças ambientas às unidades de conservação de Cabo Frio” é tema da audiência pública que será realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta sexta-feira (6). O encontro será no Colégio Estadual Miguel Couto, localizado na rua 13 de Novembro, 51, no Centro, partir das 10h. Segundo a instituição, a audiência foi um pedido dos moradores da cidade, preocupados com a falta de um secretário à frente da pasta ambiental. O deputado Flávio Serafini (PSOL), membro da comissão, vai mediar o encontro.
“A audiência vai discutir as condições de preservação ambiental na região dos Lagos, porque a gente tem a previsão de grandes empreendimentos em áreas de preservação ambiental com licenciamentos controversos, processos judicializados e precisamos nos debruçar sobre isso para que não tenhamos um modelo de desenvolvimento que acabe destruindo o meio ambiente”, explicou o deputado Flávio Serafini (PSOL).
Na pauta de discussão também está o pedido de anulação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Pau Brasil e a nomeação de um novo chefe para a Unidade de Conservação.
Foram convidados: o pesquisador Guilherme Borges Fernandez, a professora Kátia Leite Mansur, o coordenador Relatório de Delimitação do Plano de Manejo do Parque Estadual Costa do Sol, Yan Bonder, e Cyl Farney do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico. Também foram chamados representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Associação dos Servidores do IBAMA e (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).