A Comissão de Educação da ALERJ, tem recebido muitas denúncias de problemas relativos a educação em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Foram recebidos informes da manifestação realizada na tarde dessa última terça-feira (3) que apontava uma série de irregularidades na gestão educacional no município. Para fiscalizar a garantia do direito à educação, uma diligência da ALERJ vai até Búzios nesta quarta-fera (3).
Colégios serão visitados: Bottas, Paulo Freire e Inefi. A comissão conversará com a Prefeitura e Ministério Público (MP) sobre os respectivos problemas. De acordo com a Comissão, eles têm recebido denúncias de que alunos – do Inefi – trabalhadores do noturno estão tendo seu acesso restringido à escola devido a pequenos atrasos.
Segundo a Comissão, eles querem articular a realização da reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado na audiência pública realizada no início de 2018 pela própria Comissão de Educação da ALERJ em Búzios. Foi aprovada na audiência a criação de um GT envolvendo Secretaria de Educação Estadual e Municipal, Comissão de Educação da Câmara e da ALERJ e representantes das comunidades escolares e da sociedade civil.
O objetivo desse grupo é fomentar um espaço de diálogo e ação entre os poderes municipal e estadual para diagnosticar os problemas de acesso, oferta e manutenção do Ensino Médio público em Búzios e traçar os devidos planejamentos de soluções, entre elas, a construção de uma nova escola estadual na cidade.