Laís Vargas
Faltando um final de semana para o Dia dos Namorados, que cai na próxima segunda-feira, dia 12, os casais começam a olhar as vitrines para imaginar o que poderia agradar a cara-metade. Comerciantes de Rio das Ostras apostam na data romântica para o incremento de 8% nas vendas.
Há dois anos namorando, Thatiana Almeida, de 33 anos, já se adiantou e comprou o presente de Fábio Alcantara, de 30 anos. “Tem várias opções nas lojas. Tanto em Macaé, quando aqui em Rio das Ostras, onde moro e acabei comprando. Dá para todos os bolsos e gostos”, conta ela, sem revelar o que comprou para o namorado.
Já Alcantara afirma que já sabe o presente ideal para a namorada, mas que ainda não foi às compras. Ele faz como boa parte das pessoas que deixam tudo para a última hora. “Queria achar algo realmente bom para dar para ela. Mas fiquei indeciso e não consegui comprar. Mas ela me deu uma dica e agora já sei”, brincou Fábio.
A gerente de uma loja de roupas, Vanessa Cabral, conta que muita gente vai deixar para ir as comprar no fim de semana ou até na própria segunda-feira. “O movimento ainda está tímido. Mas esperamos que o ponto alto da semana seja no sábado e na segunda-feira”, avalia.
E se o amor era sinônimo de buquês de rosas, hoje, o perfil é se alterou. “Buquês de rosas vermelhas ainda são muito encomendados. Mas, atualmente, temos muitos pedidos de cestas de café da manhã e ursos de pelúcia para acompanhar esse presente. Temos recebido muitas encomendas desde a última quarta-feira, mas o movimento maior será no sábado e na segunda”, diz Vanessa Cantalejo, que tem uma floricultura no Centro de Rio das Ostras.
Para Camila Cruz, gerente de uma rede de franquias de chocolateria na cidade, a expectativa é que as vendas devem ficar maiores na segunda-feira. Este ano, a novidade para chamar a atenção dos clientes é são os brindes que acompanham compras acima de R$ 80.
“As redes sociais são um grande canal de propaganda para as lojas. Muita gente vê na internet e vai até as lojas para comprar os produtos divulgados. E como muitos deixam para comprar de última hora, o final de semana será de muito movimento”, comentou Camila.