Comerciantes de Monte Alto instalam placa para incentivar o turismo

Iniciativa tem o objetivo de impulsionar o interesse dos visitantes pelo distrito de Arraial. Placa foi confeccionada por um artista local

Uma iniciativa de empresários e guias turísticos de Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo, tem cooperado para estimular o turismo na área. Durante o verão, um grupo de moradores e trabalhadores da área realizou a instalação de uma placa, na rotatória da RJ 102, que indica o caminho do distrito para os turistas.

Segundo a organização, o objetivo é impulsionar o turismo na região, para além das conhecidas praias no primeiro distrito. A placa de madeira foi confeccionada pelo artista plástico local, César Dias, conhecido por outros trabalhos na Região dos Lagos, por meio da arte sustentável.

Monte Alto é um local que abriga importantes ecossistemas na Região dos Lagos. Um dos mais conhecidos é a Área de Proteção Ambiental de Massambaba, supervisionada pelo Inea. O local possui uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos, ainda em bom estado de conservação, sendo o lar de espécies de aves migratórias, espécies vegetais endêmicas; sítios arqueológicos, além da vegetação protetora.

O distrito também conta com áreas que fazem parte do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), local que possui remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas. Além das unidades de conservação, o distrito também possui locais naturais com potencial turístico, como parte da Laguna de Araruama e a praia da Ponta da Alcaíra, conhecida como o paraíso do Kite Surf.

“Eu comecei a fazer umas placas para a Dunas do Peró, em Cabo Frio, e conheci a Secretária de Turismo. E então um guia turístico de Monte Alto fez contato comigo para fazer este trabalho, que foram os comerciantes que me pagaram. Ainda pretendo fazer outro em Figueira”, explicou o artista, autor da placa.

César Dias é carioca e trabalhou como professor de arte do Senac, desenhista de agências de propaganda, foi decorador da Hstern, desenhista do Projac na Rede Globo e de escolas de samba no Rio de Janeiro. Em Cabo Frio, seu trabalho ganhou destaque fazendo trabalhos com madeira de reuso, onde suas placas pitorescas são vistas em diversos locais, especialmente sinalizando as trilhas do Farol da Lajinha e do Morro do Vigia, na Praia do Peró.

Cesar também foi o idealizador do projeto onde foram confeccionados dois quadros de 2,20 x 1,60m produzidos 100% com materiais reaproveitados recolhidos na praia. Esses quadros foram expostos em 2019 no Aloha Spirit, o maior evento de esportes náuticos da América Latina. Segundo o artista, outros trabalhos também estão planejados para as praias de Búzios.

As deliberações para o turismo em Arraial do Cabo durante a pandemia do Covid-19 podem ser conferidas por meio do link ou no site oficial da prefeitura.

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al