Pular para o conteúdo
Search

Comerciantes de Cabo Frio amargam prejuízos depois de horas sem energia

Imagem: Sol Gonçalves, proprietária da Sorveteria Sol de Verão.
Imagem: Sol Gonçalves | Proprietária da Sorveteria Sol de Verão.

Saiba como ser ressarcido por danos causados

Moradores da Região dos Lagos enfrentaram longos períodos sem energia elétrica na semana passada, isso porque um o Ciclone Subtropical Yakecan se aproximou do litoral do Sul e Sudeste brasileiro e causou ventanias, chuvas e temperatura baixa. As reclamações pela falta de fornecimento de energia se estenderam às cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios. A Enel chegou a informar que a região dos Lagos e Niterói foram os locais mais afetados e quadruplicou o número de equipes em campo. Ainda assim, não foi o suficiente para evitar estragos com eletroeletrônicos e prejuízos financeiros.

No bairro Jardim Caiçara, em Cabo Frio, o trecho que ficou sem luz é o que mais tem comércio e provocou grandes prejuízos. Duas sorveterias foram afetadas e os proprietários perderam todo o estoque. Uma delas é a Açaiteria e Sorveteria Sol de Verão, localizada na Rua Inglaterra. De acordo com a dona do estabelecimento, Sol Gonçalves, os prejuízos chegam a uma média de R $12 mil.

“Foram cerca de 27 horas sem energia. Nós perdemos todo o nosso estoque de sorvete e açaí. Cerca de 90% das nossas sobremesas levam açaí ou sorvete. Todos os produtos ficaram na forma líquida e não servem mais para consumo. Além disso, estragaram massa de salgado, recheios e insumos refrigerados de forma geral. Ligamos várias vezes para Enel, quase implorando para que fosse restabelecida a energia de forma rápida, mas infelizmente não ocorreu. Vamos acionar a justiça, mas ainda não sabemos como vamos nos reerguer. A loja está fechada desde às 17h de quinta-feira (19). Acabamos de sair de uma pandemia que prejudicou muito o comércio e agora mais essa”, desabafou a comerciante.

Outra sorveteria é a Gelito, localizada na Rua Áustria, no mesmo bairro. Nas redes sociais a empresa anunciou que não iria funcionar no fim de semana justamente por ter perdido todo o estoque.

Se você teve prejuízo causado pela queda de energia, veja o que fazer abaixo:

Em relação a eventuais danos a equipamentos eletroeletrônicos provocados por eventos elétricos associados à rede de distribuição de energia elétrica, Enel Distribuição o que determina a ANEEL por meio da Resolução nº1000/2021 e pelo módulo 9 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), que estabelecem os critérios de ressarcimento de danos a serem feitos pelas distribuidoras de energia elétrica.

O cliente pode dar entrada na solicitação de ressarcimento atendendo aos seguintes requisitos:

• Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
• Informar a data e o horário prováveis da ocorrência que o cliente acredita que tenha causado o dano;
• Relatar o problema apresentado;
• Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo,
ano de fabricação etc.

Canais de atendimento:

Os clientes da Enel Rio podem entrar em contato pela Central de Atendimento, no 0800 280 0120 ou atendimento presencial nas lojas de atendimento, mediante agendamento prévio.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.