Um canteiro da travessa entre a rua Turibio de Farias e a Rua das Pedras, no centro de Búzios, foi retirado por comerciantes do local. O objetivo foi abrir espaço para a colocação de mais mesas e cadeiras. O fato foi registrado por uma leitora do Prensa nesta quinta-feira (2) e publicado na nossa página no Facebook, por motivo de impossibilidade de postagem no site naquele momento.
Os comentários de moradores foram unanimes: todos consideraram um absurdo a atitude. O Prensa fez contato com o coordenador da Comunicação da Prefeitura de Búzios que, mesmo no feriado, nos respondeu que o autor da ação já havia sido multado por duas vezes e que terá de refazer o canteiro.
Alguns moradores lembraram que naquele mesmo local existia um flamboyant.
“Vivia nesse mesmo canteiro um flamboyant majestoso. Foram muitas tentativas para elimina-lo. Nós, digo o Christian Mehdi, se abraçou “naquele” flamboyant por 48 horas e nós nos revezávamos.
Depois tentaram novamente e eu e a Anna Roberta Mehdi conseguimos interditar uma poda sem licença. Depois, algum empresário malvado envenenou o flamboyant para mata-lo e o coitado não resistiu. Dali por diante, o canteiro virou cinzeiro, lixeira e vaso sanitário. Essa rua tem acessibilidade zero por causa da ganância e desobediência consentida dos restaurantes indisciplinados.Cabelo, saliva e suor servem de tempero para os pratos adjacentes.
Um caos…”, comentou uma das moradoras de Búzios que se manifestou na postagem do Prensa no Facebook.
Alguns moradores tocaram na questão do mal uso comercial do espaço também.
“Estão destruindo nossa cidade e nossa identidade, ali onde sempre foi uma bucólica travessa, com o antigo café Maré Mansa e lojas como a extinta Gaivota, da saudosa Nair, se transformou num verdadeiro calçadão de Madureira, onde lojas de 3 metros quadrados se transformaram em pseudos restaurantes! Triste.”, disse um morador em mais um comentário.
Até o fechamento desta matéria (sexta-feira (3) às 12h52) o canteiro não havia sido refeito.
Texto e apuração da equipe do Prensa. É permitido a republicação com citação da fonte