Pular para o conteúdo
Search

Sem diálogo com empresários de turismo prefeito Granado mantém reforma na Rua das Pedras

Ignorando o descontentamento do setor de turismo e em especial o pedido dos comerciantes e empresários de Búzios para suspensão da obra de reforma da Rua das Pedras, programada para acontecer de setembro a janeiro, a prefeitura de Búzios realizou nesta quinta-feira (27) a licitação do serviço.

Empresários da cidade lamentam a falta de diálogo da prefeitura com o setor turístico de forma geral e entendem esta reforma, justo na hora da retomada econômica, como uma provocação do prefeito, já que muitos comerciantes se posicionam a favor de grupos políticos de oposição ao governo.

Com mais de trinta anos de comércio na cidade, Nani Mancini engrossa o coro dos descontentes e em entrevista ao programa de rádio “Prensa na Estação” (quinta-feira, 27), afirma que prefeito André Granado é ditador.

– Todo médico é ditador na sua função. Tem que ser, você não discute com o médico, você obedece. Mas um médico gestor público tem que mudar a forma de agir. Tem que expandir a consciência e aceitar o debate. Essa obra nesse momento é uma irresponsabilidade. É coisa de ditador! Estamos desde março com o comércio fechado, no início da pandemia conversamos muito com o prefeito sobre a necessidade dessa obra, mas nada foi feito. E agora querem fazer no momento em que voltamos a trabalhar? Isso é um ato de vingança porque não estamos apoiando o governo – afirma.

Rua tombada

Tombada como patrimônio histórico e cultural do estado RJ (Lei nº 8324, de 29 de março de 2019), a Rua das Pedras requer consulta à sociedade civil para passar por qualquer tipo de reforma. E o projeto a ser realizado precisa de ampla divulgação, pois a rua deve ter preservadas as suas características originais.

Nesta queda de braço, o tombamento é um ponto a favor dos empresários, e Nani destaca o fato de ninguém conhecer o escopo do projeto de reforma.

– A Rua das Pedras precisa de sistema de drenagem, precisa organizar a fiação elétrica, precisa de muita atenção. Não sabemos qual o projeto da prefeitura, é uma surpresa, ninguém sabe. Mas o projeto tem que ser discutido e aprovado pela sociedade, pois estamos falando de um patrimônio tombado.

Afirmando não aceitar pressão, Nani lembra que o papel da prefeitura é apoiar o comércio e valorizar o turismo que mantém 90% dos empregos da cidade.

– O comércio em Búzios está contra a parede, afundado em dívidas. Mas temos expectativas. Em outubro temos um festival de gastronomia, em novembro chegam os navios, daí começa o verão. Estamos na difícil luta pela retomada econômica, mas a prefeitura parece um adversário do empresário. Só quer nos prejudicar. O que dizer de uma obra agora? É sapato na cara! Búzios é praia e Rua das Pedras. Esta obra não atinge só os comerciantes do Centro, atinge todo o município, atinge nossos funcionários, suas famílias, atinge o turista que opta por Búzios, atinge todos que trabalham com turismo, 90% de nossa cidade.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.