No dia 8 de março, assim como faz todos os anos, o Sindipetro-NF promove atividades para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. Esse ano será realizado um Café da Manhã na base da Baker/GE no Bela Vista com uma Roda de Conversa sobre a Reforma da Previdência e seus impactos para as mulheres. A tarde haverá panfletagem do jornal especial em diversos pontos das cidades de Macaé e Campos.
Rio de Janeiro
A partir das 16h, as mulheres do Rio de Janeiro estarão unidas a uma só voz: pela vida das mulheres, justiça por Marielle, democracia e direitos – somos contra Bolsonaro e a Reforma da Previdência. A concentração será na Candelária, no Centro da cidade.
O evento abre com um megafonato para leitura do manifesto do 8M 2019 do Rio de Janeiro. A organização pede que quem tiver, traga seu megafone. Às 17h, inicia a marcha feminista pelas ruas do Centro com batucada e intervenções artísticas.
Também estão na programação oficinas de defesa pessoal, lambes, stencil, pirulitos e cartazes, pintura corporal e batucada feminista. A criançada que vem pra luta com as mães tem espaço garantido nas oficinas de desprincesamento e de artes.
Sarau para Marielle
No fim da caminhada, haverá um levante pedindo justiça para Marielle Franco. A vereadora foi brutalmente assassinada há quase um ano, em 14 de março, e o crime segue sem esclarecimento. A ideia é que as mulheres vistam camisetas ou tragam objetos em sua homenagem como placas, cartazes e girassóis para uma grande homenagem. No sarau, haverá ainda batucada feminista, saudações políticas, poesia, dança afro, música, entre outras intervenções.
A programação encerra com um Estica Feminista. A animação fica por conta do Samba Brilha, com sua tradicional roda.