Pular para o conteúdo
Search

Começam as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Búzios

 

esgoto
As obras já estão em andamento

Entendimento entre Prefeitura e Prolagos elevam o tratamento secundário do esgoto para terciário melhorando o serviço no município

Começou  no dia 28 do último mês as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São José, em Búzios. A obra de ampliação é de grande importância para o município porque além de aumentar a capacidade de tratamento do esgoto da cidade irá, de acordo com a concessionaria e a prefeitura, intensificará a qualidade do resultado final que chega aos efluentes.

A lei determina que daqui em diante o tratamento seja secundário, no entanto, a Prefeitura de Búzios informa que após entendimento entre o município e a Prolagos o tratamento na cidade será terciário.

 

 

fotorcreated
Que piadas como essa não tenham  mais como existir em Búzios

Tratamento secundário

Destina-se à remoção de matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão. A principal característica do tratamento secundário é a inclusão de uma fase biológica, uma vez que a remoção da matéria orgânica ocorre em função de reações bioquímicas, realizadas por microrganismos (bactérias, fungos, entre outros). Os principais tratamentos biológicos de esgoto são:

Lagoas de Estabilização: unidades de tratamento de esgoto cuja construção é simples, baseando-se, principalmente, em movimentos de terra (corte e aterro) e preparação dos taludes. Há diversas variantes de tal unidade como Lagoa Facultativa; Lagoa Anaeróbia; Lagoa Aerada-Facultativa; Lagoa Aerada de Mistura Completa; Lagoa de Decantação; entre outros.

Filtros Biológicos: unidades de tratamento aeróbio que consistem em um tanque preenchido com material grosseiro (pedras, ripas, materiais plásticos, entre outros), sobre o qual o esgoto é aplicado. Na superfície de tal material cresce biomassa, formando uma película microbiana. Dessa forma, conforme o esgoto entra em contato com tal película, a matéria orgânica fica retida tempo suficiente para a sua estabilização. Algumas variantes são: Filtros biológicos de baixa carga; Filtros biológicos de alta carga; biodiscos; entre outros.

Reatores Anaeróbios: Em tratamentos anaeróbios são gerados gases como o metano e o gás carbônico. Há diversas variantes de reatores anaeróbios, sendo os dois mais utilizados o Filtro Anaeróbio e o Reator UASB. O primeiro frequentemente é aplicado para efluentes previamente tratados em tanques sépticos. Este remove a maior parte da matéria orgânica, sendo que o filtro realiza uma remoção complementar de DBO. No segundo, a biomassa cresce dispersa no meio e as bactérias tendem a se aglutinar, formando um meio suporte para outras bactérias. Tal aglutinação favorece o aumento da eficiência do sistema.

 

Tratamento Terciário

Visa remover compostos específicos não biodegradáveis, compostos tóxicos ou, ainda, complementar a remoção de poluentes não biodegradados na etapa secundária. São utilizados, geralmente, processos físico-químicos.

Dessa forma, os níveis de tratamento, bem como sua eficiência, estão associados à remoção de contaminantes da água a fim de adequar o lançamento dos esgotos a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade exigido pela legislação vigente.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.