Como havia sido noticiado em primeira mão pelo Prensa, o Guarda Marítimo Ambiental Marcelo Morel foi nomeado, em Boletim Oficial do Estado do Rio de Janeiro do dia 10 de janeiro, para assumir um cargo de Chefia no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). Nesta quarta-feira (23) o Morel, como é conhecido, assumiu a chefia e começou com o planejamento das ações no Parque.
O Parque conta com uma equipe de Guarda Parques, com um desempenho em prevenção de fogo do Rio de Janeiro. Um corpo técnico, onde todos participam da configuração e construção do PECS. Após denúncias, foi apresentado o quadro a Secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Ana Lúcia, e ao presidente Inea, Cláudio Dutra.
A partir disso, ficou decidida a priorização da unidade de conservação. Segundo Morel, a secretária vem fazer uma vistoria na Região. Ela determinou ainda uma série de medidas imediatas para combater as invasões e incêndios. Nesta quarta-feira (23) um helicóptero será usado para sobrevoar o local; drones também serão utilizados, além de uma equipe por terra que fará reconhecimento para as demolições imediatas.
O chefe do parque alerta sobre os crimes ambientais. “Não temos compromisso com a impunidade. Quem está apostando no crime ambiental vai perder. Neste momento vou priorizar o combate aos desmatamentos incendiários, todas as demais demandas entram em segundo plano”, disse.