A última etapa da construção do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama, em Ubás, em Iguaba Grande inicia nesta segunda-feira (25). Na obra, que será executada por fases, a Prolagos irá investir mais de R$50 milhões, na implantação de 26 km de cinturão nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Em Ubá será implantado um quilômetro de rede, que receberá o esgoto que sai dos imóveis, atuando como uma blindagem da laguna; uma caixa de captação em tempo seco, onde todo o esgoto será interceptado; e uma estação elevatória, que será responsável por bombear o material coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.
A construção desse trecho terá duração de 90 dias e irá contribuir para a melhoria gradativa da qualidade ambiental da maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo.
“A Prolagos tem sido uma grande parceira com as demandas do nosso município. Iguaba Grande é banhada pela Lagoa de Araruama e esse é o nosso principal cartão postal. Estamos bastante entusiasmados com essa obra, sobretudo com relação à recuperação da balneabilidade”, ressalta Vantoil Martins, prefeito do município.
O próximo local a receber o cinturão, em agosto, é a Praia do Siqueira, em Cabo Frio. No bairro também serão implantados cerca de três quilômetros de rede separativa de esgoto, que irá atuar em complemento ao Coleta em Tempo Seco, atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, reforçando a proteção ao meio ambiente e beneficiando mais de 1.300 moradores.
“As obras irão se somar aos 38 km de cinturão já implantados pela Prolagos, permitindo que a concessionária conclua o fechamento da faixa protetora, reforçando a blindagem da nossa lagoa e permitindo ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico da nossa região”, relata Pedro Freitas, diretor-presidente da concessionária.
Também fazem parte do cronograma, os bairros: Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro, em Cabo Frio; e Vinhateiro, Mossoró, Baixo Grande, Nova São Pedro e Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia.